Alto Falante 6×9 JP Audio MB 350 rms Médio

A JP Audio apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante 6×9 JP Audio MB 350 rms Médio.

O modelo conta com valor em rms nominal de 350 e musical de 700, estará disponível a partir de agosto em versões de 4 ou 8 ohms.

Sendo o modelo com maior valor em rms no mercado na versão de médio.

A fabricante já conta no mercado com o modelo MB 280, no qual também possui uma valor em rms alto, 280wrms.

Algumas das vantagens do modelos de 6×9 da JP para os similares no mercado é a sua construção extremamente robusta.

Ambos são os únicos no mercado que contam com uma carcaça de alumínio, invés das tradicionais carcaça de chapa de aço.

Com maior massa, garante maior rigidez estrutural e melhorias na dissipação de calor do conj.motor.

Além de contar com grandes abertura perimetrais, para saída do ar quente da bobina, característico dos modelos de subwoofers da JP Áudio.

São os únicos também a contar com os bornes de engate rápido, que facilitam a instalação.

O modelo de 350 rms, ainda conta com um ímã enorme e uma bobina bem maior, o que fica visível no plugue-de-fase do alto falante, que acaba aumentando de tamanho também.

Esses 3 fatores colaboram com a maior eficiência e dissipação de calor da bobina, por isso um alto valor em rms ao 6×9 da JP.

Sendo assim, é uma ótima opção para quem procura elevado desempenho em projetos automotivos, como em sistemas trio-goianos e caixas trio, e até em projetos residenciais, como as caixas bob esponja, por exemplo.

Chega ao mercado para concorrer principalmente com os modelos das zetta, tiger áudio, snake e protech.

Veja mais algumas características do modelo MB 350:

Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose ultra liso, borda de tecido impregnado de onda dupla, guarnição em ABS e logo gravado no cone.

Sua bobina é de Kapton, contando com enrolamento de fio CCAW.

Possui plugue de fase em alumínio que facilita a troca de calor da bobina com o ambiente, melhorando seu desempenho ao ser utilizado por várias horas.

Outro fator, é o ganho de qualidade nas altas frequências, podendo até substituir os drivers em seu sistema de som automotivo.

Seu conjunto magnético é composto por ímã simples.

Especificações técnicas

Diâmetro do alto falante 6×9 in(pol) 
Potência 350W rms 
Imã (Diâm. vs Altura) 147×20 mm 
Material da bobina Kapton 
Fio da Bobina CCAW 
Dimensões da Bobina 51.60 mm (2″) 
Material da Suspensão Tecido 
Material da Carcaça Alumínio 
Fs (Frequência de ressonância) 105,65 Hz 
Qes (Fator de Qualidade elétrico) 0,64 
Qms (Fator de Qualidade Mecânico) 9,9 
Qts (Fator de Qualidade Total) 0,6 
Re (Resistência da Bobina) 3,64 Ohms 
Le (Indutância da Bobina) 0,68 mH 
Sd (Área efetiva do Cone) 0,024 m² 
Vas (Volume equivalente do alto falante) 14,53 Litros 
Bl (Dens. de fluxo mag. x Comp. da Bob.) 6,88 N/A 
Mms (Massa móvel, incluindo o ar) 12,68 g 
Cms (Compliância do conjunto suspensão) 0,179 mm/N 
Sensibilidade dB SPL 1W/m 96,11 
Sensibilidade dB SPL (2.83Vrms) 99,52 
Xmáx (Deslocamento máximo sem distorção) 4 mm 

Qual a diferença de um alto falante pioneer para um mid bass tiger?

Como Ligar o Alto Falante?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?