A Z1 Áudio apresentou uma novidade para o mercado de som automotivo: o Super Tweeter Z1 Áudio DTZ-200.
O DTZ-200 é um alto-falante “híbrido” de driver e tweeter desenvolvido para responder frequências mais altas que os drivers fenólicos e mais baixas que os super tweeters, possuindo ainda tamanho “compacto”, visto que os drivers em conjunto com as cornetas possuem dimensões bem superiores e grande profundidade de montagem, enquanto o DTZ-200 possui tamanho igual ou menor que a maioria dos super tweeters do mercado.
Por causa disso o produto tem grande versatilidade reproduzindo uma ampla gama de frequências e ocupando pouco espaço físico.
Ideal para utilizar em sistemas onde os alto-falantes de médios não consigam reproduzir frequências onde os tweeters iniciam sua resposta, evitando assim “buracos” na resposta de frequência do sistema e aumentando a qualidade sonora com uma resposta mais plana e fiel.
Este produto é mais bem utilizado em conjunto com super tweeters, mas também pode ser utilizado sem eles quando não há espaço físico para tal.
O DTZ-200 possui membrana fenólica e bobina construída em forma de Kapton ®️ com enrolamento em fio de cobre resistente a altas temperaturas.
Sua carcaça é produzida em policarbonato e seu plugue de fase em alumínio, que conta com pintura especial, e novo design para atender a finalidade do produto.
Graças às características de sua construção o DTZ-200, quando utilizado em sistemas multivias, eleva a qualidade sonora e o desempenho do sistema de som.
Veja suas especificações técnicas, onde podemos destacar, a resposta de frequência de 1600 a 14000 herts, sensibilidade de 108 decibéis e potência máxima de 200w.
O modelo possui a versão “transparente” e a versão de carcaça de cor preta.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Impedância nominal – 8 ohms
Potência máxima – 200 W
Sensibilidade – 108 dB 1 W/m
Resposta de Frequência – 1.600 a 14.000 Hz
Frequência mínima de corte recomendada (24 dB/8ª) – 2.800 Hz
Frequência mínima de corte recomendada (12 dB/8ª) – 3.200 Hz
Resistência da bobina – 5,5 ohms
Diâmetro da bobina – 46 mm
Diâmetro x altura do ímã – 102 x 14 mm
Peso do conjunto magnético – 1.250 Kg
DIMENSÕES
Medidas externas – 11,3 cm x 11,3 cm
Altura total – 6,8 cm
Profundidade de montagem – 6 cm
Diâmetro do corte para montagem – 10,7 cm
Peso líquido – 1.450 Kg
Veja para que serve um tweeter:
Qual a diferença entre Super Tweeter e Tweeter?
Como o próprio nome diz, o Super Tweeter é um tweeter maior e mais potente.
O tweeter é mais utilizado em sistemas internos de som voltados para qualidade sonora.
O Super tweeter é mais utilizado para sistemas externos, tipo Trio Elétrico.
Qual a diferença entre Driver e Tweeter?
O Driver reproduz uma faixa de frequência mais baixa que o tweeter, de 1,5khz à 6khz. Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como complemento da qualidade.
Diferença de preço e qualidade dos Tweeters
No mercado existem muitos tipos de tweeters, que podem variar de R$15,00 à R$300,00 reais.
E vão desde o reparo em plástico ou papel e conj. magnético de ferrite, até reparos de titânio com conj. magnético de neodímio.
Os valores em rms destes tipos de tweeters não costumam mudar muito, mas a qualidade sonora é muito diferente.
Quando preciso comprar um tweeter?
Depende do seu gosto. Se você possui algum alto falante coaxial ou triaxial seu sistema já reproduz a faixa de frequência do tweeter.
Porém, se quer mais qualidade, vale a pela investir na compra de um tweeter separadamente ou em um kit 2 dias, que acompanha o tweeter e o alto falante.
Se está utilizando um som externo, compre um Super tweeter.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).