Som Automotivo (Caixa Bob Esponja) Vs Som Residencial (mini system)

O uso de produtos de som automotivo está crescendo cada vez mais no mercado e substituindo os mini system.

Nesta post vamos dar algumas informações de cada, assim como as vantagens e desvantagens, comparando do uso de som automotivo (conhecido em muitas regiões do Brasil, como caixa Bob esponja) no lugar do Som Residencial Mini System.

Qual são as diferenças de um mini system som residencial para um som automotivo em casa?

A principal diferença de um sistema automotivo para residencial ou profissional, está na alimentação.

Um mini system, possui sua parte elétrica alimentada a partir da rede 110/220v de corrente alternada.

Já o sistema de som automotivo, possui alimentação a partir dos 12 volts de corrente contínua da bateria.

Logo, seu uso em uma rede 110/220v necessita de uma fonte e/ou bateria de carro.

Som Automotivo (Caixa Bob Esponja) Vs Som Residencial (mini system) 1

Na utilização sem bateria, a fonte vai transformar a energia da rede para 12 volts de corrente contínua, assim como informar a capacidade de corrente que consegue fornecer, indicando o quão forte pode ser seu sistema automotivo. (Geralmente, a cada 10 amperes de potência da fonte, consegue alimentar em torno de 200wrms de módulo amplificador)

De maneira simples, uma das vantagens do mini-system é que o caminho entre a alimentação do sistema para o som sair amplificado é mais curto, pois não precisa passar por um dos processos de fonte do sistema 12 volts, eliminando a necessidade de alguns componentes e barateando o projeto, sendo uma grande vantagem em sistemas com menor potência.

Outro ponto a ser analisar, é que estes sistemas são bem planejados antes de serem lançados no mercado, como o seu design, opções de conexão, escolha de alto falantes, projeto de caixa e etc, para que consiga extrair o máximo de desempenho, com a finalidade de atender a reprodução do áudio de um filme até as músicas.

Algumas desvantagens do sistema mini system, ficam por conta da sua portabilidade e tamanho.

Em sistemas menores na reprodução de músicas, perdeu-se espaço para as famosas caixas JBL, pois o público está optando por maior portabilidade

Já quem quer um sistema fixo, como um sistema de som na sala, agora tem a opção de escolher também os sistemas de soundbar.

Logo, a grande vantagem dos mini-sytems é para quem não precisa de tanta mobilidade e deseja um sistema de maior fidelidade e intensidade sonora principalmente em filmes.

Os sistemas maiores como os sistemas 5.1, oferecem vias muito bem planejadas que ao serem posicionadas corretamente, trabalham no ambiente e proporcionam uma sensação mais fiel ao que se está assistindo.

Som Automotivo (Caixa Bob Esponja) Vs Som Residencial (mini system) 2

Agora vamos mostrar alguns pontos positivos nos sistemas de som automotivo bob esponja.

Em nossa opinião, suas grandes vantagens ficam por conta da: Personalização, praticidade e elevada potência.

Com um sistema de som automotivo residencial, consegue total personalização devido ao seu gosto estético e acústico.

Onde pode personalizar a caixa com o escudo do seu time de coração, até algo mais clean para combinar com a mobilha da casa.

Pode escolher a quantidade de alto falantes de acordo com seu gosto musical, utilizando mais alto falantes subwoofers, caso deseje mais grave, mais médios, caso deseje um forró qualidade.

Escolher uma mesa com mais opções de conexão para guitarras, microfones… assim como processadores para maior controle e ajuste…

O upgrade do sistema também pode ser feito de maneira mais fácil, podendo trocar ou aumentar somente os alto falantes, ou módulos que deseja, o que acaba facilitando sua manutenção também.

Pode optar também por um projeto de menor custo ou alta fidelidade, em ambos, há vários tipos de produtos disponíveis.

Este é o principal ponto, pois as opções de montagem são infinitas.

Outro ponto fica na praticidade de locomoção do sistema.

Som Automotivo (Caixa Bob Esponja) Vs Som Residencial (mini system) 3

Grande parte das pessoas que querem um sistema de som, perceberam a grande vantagem de ter um que possa levar facilmente para qualquer lugar.

As caixas bob esponja, são na verdade como se fossem grandes caixinhas da JBL.

O maior custo do projeto por ter uma fonte 12v, acaba sendo uma boa vantagem para a portabilidade, pois com uma bateria 12v, consegue levar ela para qualquer lugar.

A alta robustez dos produtos automotivos na montagem dos componentes eletrônicos para suportar os solavancos das ruas quando o carro está em movimento, também ajuda, e as caixas bob podem ser utilizadas com rodinhas sem nenhum problema.

Ou seja, antes um sistema de som como o mini-system ficava somente na sala, agora ele pode ser utilizado com facilidade na sala, no quarto, no quintal ou até mesmo na rua.

Em projetos de maior custo, tem-se a liberdade de montar com produtos de maior potência com elevados valores em rms, pois o mercado automotivo oferece produtos de alto desempenho e que muitas vezes são utilizados em competições.

Nesses tipos de sistemas, fica mais complexo o acerto, e se não possui muito conhecimento na escolha dos componentes, como a escolha de alto falantes, o projeto de caixa, a alimentação correta, etc…pesquise bastante antes da compra ou procure uma equipadora de sua confiança.

Em projetos menores, é comum o usuário aproveitar algum equipamento de som automotivo que não usava mais, oferecendo ótima relação custo-benefício para seu divertimento.

Por isso vemos módulos com incríveis 15000wrms à 12v e alto falantes de até 4500wrms com peso de mais de 20 quilos, produtos que dificilmente seriam utilizados na produção de um mini system em larga escala.

Ou seja, a caixa bob esponja é uma excelente opção para pessoas que desejam ouvir músicas para utilizar em diversos locais, seja em casa curtindo um som, churrascos ou até festas externas, sem limites de criatividade e potência sonora!

Veja também: Como montar uma caixa de som residencial Bob Esponja?