Qual o significado das luzes do painel do Carro?

Hoje vou mostrar para vocês, qual o significado das luzes do painel do seu carro!

Uma coisa importante, além dos simbolos que indicam o que está acontecendo no seu carro, é também a cor da luz.

Onde temos 4 cores básicas, similares a um semáforo. Para ficar mais fácil o entendimento, vamos exemplificar com as luzes mais comuns, depois vamos mostrar as outras que não costumam acender, mas que deve ter conhecimento sobre o que está acontecendo.

Uma luz de cor azul ou verde por exemplo, informa que algum equipamento está ligado, como a luz de farol alto e luzes de seta.

Uma luz com cor amarela, indica que há algo no carro que merece sua atenção, podendo ser defeito ou não. Por exemplo, a luz amarela com uma bomba de gasolina, indica que tem que ter atenção, pois o tanque entrou na reserva.

Uma luz com a cor vermelha, indicar que há algo de errado na operação do carro, sendo recomendável parar o carro para solucionar ou evitar maiores danos. Ela pode aparecer em problemas mais fáceis de se resolver, como a luz de freio de Mão, indicando que ele está acionado ou a luz de portas abertas, ambas indicam que não deve andar com ele assim. Porém pode ter outras que indicam problemas mais complicados, como a luz do óleo.

Outro detalhe importante sobre as luzes do painel no carro, é que, na grande maioria das vezes, todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, quando ligamos o sistema elétrico do veículo, antes de dar a partida no motor.

Se alguma luz não acendeu, pode ser que seu carro não tenha algum opcional no qual o painel indica o funcionamento, como o air bag, ou quer dizer que a luz queimou.

Veja agora as informações sobre as luzes de painel mais comuns nos veículos:

Luz de abastecimento

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 1

Como dito, no painel, tem a famosa luz de abastecimento. Pode ser uma bola ou o símbolo de uma bomba de combustível, mostrando que a autonomia do carro é baixa e está na hora de passar em um posto de combustível. Porém, ela também pode indicar a necessidade de abastecer o tanquinho de partida a frio em alguns modelos de carro. Se já abasteceu e a luz continua acessa, tem algum problema na medição do combustível, seja em algum sensor etc.

Luzes do painel relacionadas aos faróis

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 2

Nas luzes do painel, diversas indicam o funcionamento dos faróis, e elas podem ter cores variadas. Ao acionar as luzes dianteiras, o motorista começa com a luz de posição de cor amarela, também conhecida como farolete ou lanterna. Na sequência, a iluminação passa para o farol baixo, exigido nas rodovias. A luz de farol alto, na cor azul, indica que a luz mais forte de todas está acionada. Se não estiver, pode haver uma falha no relé do sistema ou em um fusível. Por fim, as luzes indicadoras de direção, de cor verde, mostram o acionamento das setas da direita ou esquerda.

Luz do farol de neblina e de rodagem diurna

Há ainda as luzes de farol de neblina (dianteiro e traseiro) e de rodagem diurna, o DRL, presentes em alguns modelos. Se estiverem apagados, podem estar com as lâmpadas queimadas, ou pode haver defeito nos relés, ou fusíveis.

Luz da bateria

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 3

A luz da bateria, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro. Ela alerta para o mau funcionamento do sistema elétrico. Ele inclui bateria, alternador, correia, fios e outros.

Se a luz da bateria acendeu, portanto, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez. Por isso, vá à oficina para descobrir o que está havendo.

Luz do cinto de segurança

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 4

Quando a luz do painel indicando o cinto de segurança se acende, quer dizer que um dos ocupantes do veículo não colocou o cinto. Se o motorista não utilizar o equipamento, ela não se apagará. Em alguns carros, sensores nos bancos também podem detectar a presença de passageiros sem o cinto. Pode ser acompanhada por um aviso sonoro. Se não se apagar, pode indicar problema nos sensores do cinto ou dos bancos, ou algo mais grave.

Luz da injeção eletrônica

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 5

A luz da injeção se acende toda vez que é dada a ignição do carro, para mostrar que ela está funcionando. Se ela não acender nessa hora, é porque está queimada. Depois da partida, ela deve se apagar. Se continuar acesa, indica defeito no motor. Uma série de componentes podem ser a razão para a luz da injeção se acender, como velas, bicos injetores, ou catalisador. Se acendeu após abastecer, é sinal de combustível adulterado. Não é necessário parar o veículo, mas ele deve ser levado a uma oficina o mais rápido possível.

Luz do óleo

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 6

A luz do óleo é uma das mais perigosas luzes do painel do carro. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Se o motor funcionar sem ser lubrificado, ele vai fundir. Pare o veículo imediatamente para evitar danos. A luz de advertência pode estar indicando baixo nível de óleo ou um problema mais grave que o nível do lubrificante. De qualquer forma, ambos exigem atenção imediata do motorista.

Luz de temperatura

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 7

Essa luz costuma ser instalada em veículos que não têm o ponteiro de temperatura tradicional, embora possa aparecer nestes também. Assim, ao invés de o motorista acompanhar as alterações, ele é apenas alertado de que a temperatura do motor chegou a um ponto crítico. Quando a luz de temperatura se acende no painel, quer dizer que em pouco tempo o líquido de refrigeração vai ferver. Por isso, o motorista deve parar o carro e esperar que ele esfrie, até a luz se apagar, e então seguir para a oficina.

Luz de portas abertas

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 8

Indica que uma ou mais portas do carro estão abertas, ou mal fechadas. Se elas forem checadas e a luz de advertência não se apagar, pode ser uma falha no sensor ou na trava das portas. Em alguns casos, também pode indicar abertura da tampa do porta-malas ou do capô.

Luz do freio ABS

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 9

Quando a luz de alerta dos freios ABS se acende no painel, o carro não perde os freios. O sistema de frenagem comum continua funcionando. Entretanto, o sistema ABS, que garante mais eficácia e segurança para os freios, deixa de funcionar. Isso aumenta a hipótese de derrapagens, perda de controle do veículo e, consequentemente, de acidentes.

Luz EPC

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 10

A luz EPC está presente em alguns modelos da Volkswagen, especialmente no Gol, Parati e Saveiro das gerações três e quatro, e no Fox. Quando ela se acende, indica um problema na central eletrônica. O motorista deve levar o carro para uma oficina imediatamente, onde será feito um diagnóstico para descobrir a origem do defeito.

Luz EPS (Direção elétrica)

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 11

Uma luz de advertência com a sigla EPS ou com um volante pode se acender no painel depois da partida, mas depois se apaga, o que é normal. Caso contrário, indica defeito na direção elétrica do veículo. A razão pode ser desregulamento do volante ou danos mais sérios à caixa de direção. O veículo deve ser levado a uma oficina devido ao risco de ter a dirigibilidade afetada.

Luz do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 12

Para entender o significado da luz do ESC, é preciso saber qual é o sistema do carro em questão. Ela está relacionada ao Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos. Em certos casos, ela acende no momento em que o sistema se ativa para controlar o veículo. Se ela não se apagar, indica defeito. Em outros sistemas, é possível desativar o ESC, então, a luz indica que ele está ligado. Nesse caso, também haverá um indicador escrito off, tornando possível a diferenciação. 

Luz do freio

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 13

Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema, desgaste de componentes ou baixo nível de fluído. Nesse caso, ela pode se acender amarela, sinal de que está na hora de uma manutenção. Se aparecer vermelha com o freio desativado, evite utilizar o veículo antes de corrigir a falha. Procure uma oficina, pois há risco de os freios deixarem de funcionar de maneira correta.

Luz do imobilizador

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 14

A luz do imobilizador acende no painel quando se liga o carro, e deve se apagar depois de dada a partida. Caso contrário, indica que a chave codificada e/ou o receptor não está funcionando corretamente. Pode haver dificuldade para ligar o veículo.

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 15

Alguns carros possuem um sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus. Nesses casos, quando a calibragem de um ou mais pneus se desregula, a luz do TPMS se acende no painel. O motorista deve, então, checar se um dos pneus não está furado e recalibra-los. Se esta não for a causa, pode ser um defeito nos sensores do sistema.

Luz do desembaçador

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 16

Indica que o desembaçador traseiro foi acionado. Pode aparecer no painel de instrumentos, atrás do volante, ou sobre o próprio botão do desembaçador. Se o recurso não estiver ligado e a luz se acender, a causa pode estar em falhas nos circuitos elétricos do sistema. A ocorrência deve ser averiguada, embora não costume indicar defeito sério.

Luz do câmbio automático

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 17

A luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Se acender, evite andar com o veículo, pois pode levar a defeito mais grave, e procure uma oficina.

Luz do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo)

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 18

A luz do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) indica que o recurso está ligado em carros que permitem a desligá-lo. Pode piscar quando está em funcionamento. Caso contrário, indica que o recurso de assistência não está funcionando corretamente.

Pisca-alerta

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 19

O pisca-alerta é indicado por um triângulo vermelho. Geralmente, ele aparece no próprio botão de ativação do recurso, mas também pode estar no painel de instrumentos de alguns carros. O símbolo indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada., mas atenção: elas só devem ser acesas com o veículo parado caso algum problema aconteça e para evitar possíveis acidentes.

Luz de Pré Aquecimento das Velas

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 20

Quando as luzes das velas acenderam se liga: pode ser que você precise trocá-las, seja pelo seu desgaste, a corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. As velas são super importantes para o funcionamento do motor.

 Luz de Airbag

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 21

As luzes de advertência do airbag surgiram? Isso pode indicar que existe algum problema com os airbags do veículo que pode te colocar em risco já que, em caso de acidentes, eles podem não funcionar.

Luz de Abertura do Capô

Você foi verificar algo sob o capô do carro? Ao abrir a tampa do motor, uma luz é acesa no painel do veículo para mostrar que o capô está aberto. Isso ajuda a identificar também que ele não foi fechado corretamente, evitando possíveis acidentes antes que você saia dirigindo.

Luz do Esguicho do Para-brisa

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 22

Quando essa luz acende no painel do carro é uma indicação de que você acionou o esguicho para jogar água no para-brisa e os limpadores estão funcionando corretamente.

Luz de Pastilha de Freio

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 23

As pastilhas de freisão responsáveis por fazer o carro parar. Se a luz de indicação de pastilhas se acender no painel é sinal de que o jogo de pastilha de freio precisa ser substituído. Vá até uma oficina mecânica e faça a troca do componente.

Luz de Pedal de Freio

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 24

Essa luz de aviso de painel é encontrada em carros automáticos e automatizados e serve para alertar o motorista sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio durante a direção.

Confira abaixo um resumo do que cada luz de painel pode indicar de acordo com a ilustração:

Qual o significado das luzes do painel do Carro? 25

1 – Luz indicadora do Farol de Neblina
2 – Indica problemas no sistema de direção assistida
3 – Luz indicadora do Farol de Neblina Traseiro
4 – Verificar nível da água de esguicho
5 – Verificar a pastilha de Freio
6 – Luz indicadora de controle de cruzeiro (cruise control)
7 – Luz indicadora de setas
8 – Luz do sensor de luz e de chuva
9 – Luz indicadora de Modo de Inverno
10 – Luz Indicadora de informações
11 – Luz indicadora de aviso pré-aquecimento de Diesel
12 – Luz de Aviso Geada
13 – Luz de Aviso de ignição
14 – Luz indicadora: A chave não está no veículo
15 – Luz indicadora de bateria fraca da chave
16 – Luz indicadora de alerta de distância
17 – Pressione o pedal de embreagem
18 – Pressione o pedal de freio
19 – Aviso de bloqueio de direção
20 – Luz indicadora de Farol Alto
21 –Luz indicadora de Pressão do pneu baixa
22 – Luz de Informação de luz auxiliadora
23 – Defeito na Luz exterior
24 – Avisos de luzes de freio
25 – Aviso filtro de partículas diesel
26 – Aviso de engate
27 – Aviso de suspensão a ar
28 – Aviso de saída de faixa
29 – Aviso convertor catalítico
30 – Aviso cinto de segurança
31 – Luz indicadora de freio de estacionamento
32 – Luz indicadora de Aviso bateria/alternador
33 – Assistente de estacionamento
34 – Serviço necessário
35 – Luz adaptável
36 – Controle de alcance dos faróis
37 – Aviso de spoiler traseiro
38 – Aviso teto conversível
39 – Aviso airbag
40 – Aviso de freio de mão
41 – Água no filtro de combustível
42 – Airbag desativado
43 – Falha/problema
44 – Luz indicadora de farol
45 – Filtro de ar sujo
46 – Luz Indicadora de direção eletrônica
47 – Controle de descida
48 – Aviso de temperatura
49 – Aviso de airbag
50 –Aviso do filtro de combustível
51 – Porta aberta
52 – Capô aberto
53 – Baixo nível de combustível
54 – Aviso de caixa de marcha
55 – Limitador de velocidade
56 – Amortecedores
57 – Pressão do óleo baixa
58 – Desembaçador dianteiro
59 – Porta malas aberto
60 – Controle de estabilidade desligado
61 – Sensor de Chuva
62 – Injeção eletrônica
63 – Desembaçador traseiro
64 – Limpador de para-brisa automático