Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo

Neste post vamos dar algumas informações de como escolher a melhor caixa acústica para seu sistema de som automotivo.

É bom que lembrar que a melhor caixa de som, é que vai se encaixar dentro do seu gosto musical e também com o alto falante em questão.

Por isso, vamos utilizar como exemplo, os principais modelos mais conhecidos no mercado.

 

Para que serve uma caixa de som?

diferença do alto falante sem e com caixa acustica

O alto falante quando se movimenta para gerar as ondas sonoras, cria uma onda na parte dianteira e outra na parte traseira.

Porém, a da parte traseira é gerada com fase invertida. Isso faz com que as ondas ao se encontrarem, principalmente as mais graves onde as ondas são mais difusas, se cancelem.

Logo, a primeira vantagem de uma caixa acústica, é fazer com as ondas não se encontrem.

A segunda vantagem, é que uma caixa devidamente projetada, melhora o controle do cone do alto falante, a resposta transiente e permite que ele suporte mais energia/potência.

Por isso, alto falantes de alto desempenho já são projetados para serem utilizados em caixas acústicas.

Há diversos modelos de caixa que pode projetar para seu sistema de som automotivo, por isso vamos dar algumas informações sobre as diferenças entre elas para te ajudar a escolher.

Caixa Selada

Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 1

Vamos começar pelo modelo mais simples a caixa selada.

Ela é ser conhecida tecnicamente por “caixa de suspensão acústica”, isso acontece pois a massa de ar dentro da câmara não interage com o ambiente externo, funcionando como uma suspensão a ar para o conjunto móvel do alto falante (que também tem uma suspensão), ou seja, acaba proporcionando maior controle nas movimentações do mesmo.

O resultado no som, é uma resposta mais plana, de melhor qualidade.

Nos graves, terá menor necssidade de utilizar um sistema com muitas vias, além de perceber menor variação de intensidade nos graves, ao trocar de estilos musicais.

Nos alto falantes de médio, terá vozes, mais cristalinas.

Temos também outras vantagens em relação à sua praticidade, que são:

  • ela é fácil de ser projetada.
  • pelo seu ótimo controle, permite ser utilizada em volumes menores que em comparação à dutada (porém, com menor volume, se tem menor ganho)

Geralmente aplicada em:

  • projetos com alto falante de médios para quem deseja aproveitar o melhor desempenho nas altas;
  • em projetos com subwoofers de menor valor em rms:
    -onde não se tem muito espaço disponível, geralmente se utiliza a vantagem do menor volume interno para a caixa ocupar menor espaço;
    -quando se deseja melhor qualidade musical.

Caixa Dutada

Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 2 Na caixa dutada, conseguimos fazer com que as ondas traseiras sejam trabalhadas para gerar mais pressão sonora.

Esse trabalho é feito em conjunto pela massa de ar dentro da câmara e do duto, gerando um atraso em determinadas frequências para elas casem com a fase gerada na parte frontal e temos ganhos sonoros em determinada região, esses ganhos podem ser de até o dobro da intensidade sonora (3 decibéis) se projetada corretamente.

Esta região geralmente é próximo do valor da frequência de ressonância dos alto falantes, ou seja, geralmente ela proporciona um ganho nas frequências mais baixas.

Veja algumas vantagens em relação à selada:

  • por ter o duto, possibilita melhor troca de calor com o ambiente externo, proporcionando melhor desempenho ao conjunto ao ser utilizado por várias horas e consequentemente menor risco de queima, principalmente em modelos de maior valor em rms que têm temperatura de trabalho elevada.
  • o ganho em determinada frequência, pode ser ajustado, proporcionando um resultado sonoro diferente, utilizando o mesmo alto falante.

Como curiosidade alias, podemos dizer que, temos 3 principais variaveis que alteram essa frequênciam o volume interno, a área do duto e o comprimento do duto, onde:

  • Quanto maior a caixa em litros, menor a frequência sintonia da caixa, e quanto menor, maior é a frequência;
  • Quanto maior a área do duto frontal, maior é a frequência de sintonia da caixa, e quanto menor, menor é a frequência;
  • Quanto maior é o comprimento do duto, menor é a frequência de sintonia da caixa, e quanto menor, maior é a frequência.

Vamos utilizar um exemplo para ficar mais fácil de entender:

  • Se em um projeto, quer mais grave, diminuindo a frequência de sintonia, terá algumas opções: Aumentar o tamanho da caixa, o comprimento do duto ou diminuir a área frontal do duto.

Mas lembrando, sempre considerando os parâmetros do alto falante.

Uma dúvida muito comum, é em relação ao tipo de duto utilizado, qual é o melhor para a caixa acústica e quais as diferenças nas sintonias das caixas.

Na teoria, qualquer tipo de formato de duto, se bem calculado, poderá chegar a um mesmo resultado, não havendo diferenças de sonoridade.

Como, por exemplo, um duto triangulo, redondo ou régua, podem ser projetados em uma mesma sintonia para um determinado projeto de 70hz, e deste modo não há diferenças entre eles.

Outro exemplo disso, é que um projeto, podemos converter um tio de duto em outro, utilizando como base sua profundidade e área.

Uma coisa que o duto vai alterar e que podemos levar em consideração na hora da escolha, é a construção da caixa, ou seja, dependendo de alguns fatores e os diferentes formatos, determinado tipo de duto, vai casar melhor em um projeto.

Deste modo, vamos separar os modelos de dutos mais comuns utilizados nos projetos para deixar mais claro suas vantagens e desvantagens, além de dar dicas de construção para ter ajudar a escolher a melhor caixa de som para seu sistema.

Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 3 Dentre os mdoelos de caixas dutada, temos muitos modelos para escolher e para facilitar, vamos mostrar algumas diferenças separando elas pelo seu tipo de duto: caixa o Redondo, o Retangular e Triangular | Duto Régua

Veja como converter o duto redondo para duto régua. Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 4

Duto Redondo

As caixas com duto redondo, são muito utilizadas em alto falantes subwoofers, deste modelos de menor valor em rms até caixas de competição SPL.

Algumas das vantagens da utilização de um duto redondo, fica por conta de:

  • por seu formato cilíndrico oferece ótima rigidez estrutural na peça como um todo, e pode ser utilizado com bom comprimento em materiais mais baratos e leves, como o plástico/pvc: excelente opção para projetos de menor custo e peso;
  • Por terem a possibilidade de serem feitos destes materiais com bom resultado sonoro, outra grande vantagem fica na hora do ajuste da sintonia a partir do comprimento, pois o PVC, por exemplo, é facilmente recortado e posto no lugar novamente, ótima opção para testes e competições quando se possui um RTA;
  • Possuem algumas vantagens práticas: -pois seus tamanhos são fixos em polegadas, agregando acessórios mais práticos de se encontrar como cotovelos e ressonadores. Estes que são uma ótima opção para modelos com grandes massa de ar presente no duto, pois diminuem a distorção, sendo amplamente utilizado em medições SPL.

caixa de som com duto redondo vantagens e destantagens

As desvantagens:

  • na utilização com woofers, há uma necessidade de maior área de duto, sendo necessário colocar mais que uma unidade e o design ou aproveitamento da área frontal da caixa acabam sendo prejudicados;
  • Por terem contato somente com a parede frontal da caixa e serem utilizados de materiais mais leves, são mais suscetíveis a trepidação, que pode diminuir o SPL, por isso, no caso de competições, se vê muito a utilização de materiais que reforçam sua estrutural ou de construção com material alternativo.
  • A utilização com cotovelos com “dobras abruptas” em projetos de alto desempenho podem gerar turbulência;
  • É Pouco ou não utilizado com horn-frontais.

Dicas para construção:

  • sempre fique atento ao comprimento necessário do duto redondo. A primeira parte do duto é somente para acabamento e inicio do mesmo, sendo muito curto para ser utilizado sozinho na maioria dos casos. Deste modo é necessário a comprar de um cano pvc com a mesma polegada para encaixe na parte traseira para atingir comprimento recomendado e a sintonia ideal.
  • Em projetos de subwoofers, por exemplo, o comprimento do duto pode ser bem elevado, e nestes casos tem duas opções para ajustar o projeto: O duto pode ter um cotovelo, fazendo uma curva dentro da caixa. Ou a área do duto pode ser ocupada na parte externa da caixa.

Duto Triangular

A caixa com duto triangulo é muito utilizado no Brasil para aproveitamento de espaço. Geralmente utilizado com 4 unidades, Suas vantagens ficam por conta de:

  • Consegue ocupar exatamente as sobras dos cantos da área frontal que o cone do alto falante não ocupa, logo conseguimos colocar mais alto falantes.
  • São fixados em duas paredes laterais da caixa acústica, fornecendo ótimo travamento, seja para a estrutura da câmara interna ou para um horn frontal.

Com estas vantagens, são muito utilizado para alto falantes de grave de 15 ou 18 polegadas, seja em modelos da caixa full trap ou euclides. Suas desvantagens:

  • Sua construção é mais complicada de se fazer curvas ou dobras internas dentro da caixa, isso faz com que seja pouco utilizado em projetos com subwoofers, onde nesses casos o duto é possui maior profundidade e acaba proporcionado uma caixa bem profunda e com design pouco prático seja em projetos de competição ou dia-a-dia.

Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 5

Duto Régua Quadrado Retangular

A caixa com duto régua, possui algumas vantagens e desvantagens em alguns pontos já citados nos modelos anteriores, como:

  • Bom reforço estrutural à câmara, mas menos que os quatro dutos triângulos e com menor aproveitamento de espaço;
  • Tem boa praticidade na construção/montagem de caixa, mas menos que em comparação os modelos redondos.

Uma das suas grandes vantagens, fica por conta da sua flexibilidade de utilização, o duto régua:

  • aceita muito bem as dobras ou curvas internas do duto dentro da câmara;
  • consegue se uma área frontal bem grande e sem prejudicar o design;
  • pode ser construído em tamanho exponencial;
  • casa muito bem em projeto com ou sem horn-frontal.

Com estas características, o modelo é amplamente utilizado em qualquer tipo de projeto, desde médios a graves, seja automotivo ou profissional, Onde no automotivo, ele é muito utilizado com subwoofers de alto desempenho, e também muito famoso por ser utilizado nos caixas de alto falante woofers de 12 polegadas, onde se consegue aproveitar melhor as vantagens de construção citadas com as dobras internas, área frontal, horn etc, mas não quer dizer que dão mais pancadão ou grave, isto depende da sintonia da caixa. Qual a Melhor Caixa de Som Acústica? Como escolher Som Automotivo 6

Dependendo do gosto e conhecimento na construção de caixas acústicas, poderá escolher entre todas as opções disponíveis, como as band-pass, que são uma excelente opção para quem deseja um sistema  de som interno em carros sedans, por exemplo, os modelos de linha de transmissão e etc.

Caixa de Som Band Pass

Qual a melhor madeira para caixa de som automotivo?