O que é e Para que serve cada ajuste do Módulo amplificador?

Neste post vamos mostrar para que serve cada botão lateral do módulo amplificador em seu sistema de som automotivo.

Eles têm a função de fazer a regulagem do sistema para proporcionar maior desempenho e com as informações a seguir, irá entender como utilizá-los corretamente.

Quais opções de regulagem no módulo amplificador?

Geralmente os amplificadores possuem as opções de Ajuste de ganho, corte HPF e Corte LPF.

O que é o Ajuste de ganho? Gain / Level

O ajuste de ganho ajusta a sensibilidade de entrada, o que permite o ajuste perfeito aos níveis de sinal de saída de praticamente todos os modelos de CD/DVD Player do mercado.

Veja também: Como fazer o ajuste de ganho do módulo amplificador?

O que é o Corte HPF e LPF?

O corte HPF e LPF, fazer parte do ajuste de frequência do amplificador, ou seja, trabalha os graves, médios e agudos. Conhecido como crossover, ele pode ser mais complexo ou mais simples.

Veja também:

Quais são os tipos de crossover no amplificador?

Os modelos mais simples conta com um crossover fixo, os mais completos, contam com um crossover variável, com alguns modelos que fazer uma combinação entre eles.

Módulo com Crossover Fixo

O crossover fixo, oferece 3 opções de corte: o HPF, o HPF e o FLAT(ou FULL):

  • Com a chave na posição LPF, há um corte das frequências médias e agudas (ex: acima de 90hz), ótimo para ser utilizado com subwoofers;
  • Na posição full, não há corte nenhum, ótimo para ser utilizado em sistemas com alto falantes full range, ou com crossover ou processador externo;
  • HPF há um corte das frequências mais baixas que 90hz, frequências graves, o que é ótimo para ser utilizado em alto falantes de médio graves e médios, um grande exemplo, são os kits duas vias e alto falantes de 6×9″.

Veja também:

Módulo Com Crossover variável

Os módulos com crossover variável, oferecem um ajuste mais fino e preciso, onde além de ter botões que ajustam o corte, ele também permite a combinação dos dois cortes mais usados, o HPF e LPF.

Sendo assim, ele reduz a faixa de frequência que o amplificador manda para os alto falantes, onde geralmente de alto falantes de alto desempenho, isso é extremamente necessário para além de proporcionar maior rendimento, diminuir as chances de queima e danos mecânicos neles, como os subwoofers e woofers.

Para que serve o Corte HPF High Pass Filter Variável?

Um “corte HPF” (filtro passa-alto) em um amplificador é um circuito de filtro que permite a passagem de frequências acima de uma certa frequência de corte, atenuando ou bloqueando as frequências abaixo dessa frequência de corte.

Um filtro passa-alto pode ser útil em aplicações de áudio, por exemplo, para remover ruídos de baixa frequência ou para enfatizar o conteúdo de alta frequência de um sinal.

Por exemplo:

Ao colocar o corte em 100hz, as frequências de 99hz, 98hz, 97hz e etc, serão atenuadas.

Onde, quanto mais distante do corte, maior será a atenuação, ou seja, a frequência 1hz estará mais atenuada que a de 99hz.

Para que serve o Corte LPF Low Pass Filter ou Subsonic Filter Variável?

Um “corte LPF” (filtro passa-baixo) em um amplificador é um circuito de filtro que permite a passagem de frequências abaixo de uma certa frequência de corte, atenuando ou bloqueando as frequências acima dessa frequência de corte.

Um filtro passa-baixo pode ser útil em aplicações de áudio, por exemplo, para remover ruídos indesejados de alta frequência ou para criar um som mais quente, reduzindo as altas frequências.

Curiosidade: Também pode ser usado em outras aplicações, como no processamento de imagens, para remover o ruído de alta frequência e obter uma imagem mais suave.

Por exemplo:

Ao colocar o corte em 100hz, as frequências de 101hz, 102hz, 103hz e etc, serão atenuadas.

Onde, quanto mais distante do corte, maior será a atenuação, ou seja, a frequência 1000hz estará mais atenuada que a de 101hz.

Outros ajuste que pode existir no seu módulo amplificador:

  • Bass Booster

Para que serve o Bass Booster?

O Bass Booster é uma regulagem que eleva uma faixa de frequência grave.

Ou seja, ao aumentar ele, ele aumenta o grave do módulo amplificador.

Em alguns modelos há ainda a opção de “selecionar” a frequência que será acentuada.

Veja também:

Como regular o Bass Booster no Módulo Amplificador?

como regular o bass boost bbe som automotivo player