Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como escolher o melhor processador de som automotivo, considerando os modelos mais utilizados no mercado brasileiro.
Antes disso, precisamos ter algumas informações, como: todos os modelos automotivos possuem características padrões, como: Crossover, Ajuste de Ganho, Equalizador, Delay, Limiter e Ajuste de fase.
Os principais diferenciais geralmente ficam em alguma tecnologia implementada, quantidade de saídas, praticidade e confiabilidade de uso.
Onde, as principais marcas que atuam no setor que possuem um processador, são: A Stetsom, A Expert, A Taramps e a JFA.
Stetsom
A Stetsom, acompanhou toda a evolução dos crossovers e processadores no mercado, tendo como ponta pé inicial, os modelos de crossover STX, depois os modelos STX LOCKER e atualmente, tem 3 modelos de processadores comercializados, o STX2448, o STX2848 e o STX2436 bluetooth.
Processador Stetsom STX2448
O STX2448 é uma das referências no segmento, popularizou, por exemplo, o design em carcaça de chapa de aço arredondado, o botão scroll para fácil manuseio e a própria utilização do limiter nos sistemas de som, o que ajudou também com a grande queda das vendas dos modelos de crossovers simples.
Possui 4 saídas e é talvez, o modelo mais utilizado no mercado, pois combina excelente relação custo-benefício, praticidade de uso, design e ótima confiabilidade do seu limiter, função muito utilizada para evitar a queima de alto falantes, por exemplo.
A fabricante aliás, em sua última versão, incrementou um sequenciador ao modelo.
Ele tem a função de acionar os módulos sequencialmente, evitando os famosos estalos aos ligar o sistema de som, funcionando com até 3 módulos amplificadores, por exemplo.
Um diferencial também, é a iluminação das hot keys, que avisam se a via está ativa, ficando em azul, ou vermelho, se está desativada.
Possui sistema de Equalização integrado, com Equalizador Gráfico de 15 bandas de ajuste manual ou por meio de 12 Predefinições (Flat, Loudness, Bass Boost, Mid Bass, Treble Boost. Powerful, Electronic, Rock, Hip Hop, Pop, Vocal e Pancadão).
Para ajustes de equalização profissional, conta com 5 Equalizadores Paramétricos com controle de ganho, definição específica de frequência e largura de banda do equalizador. Permitindo ajustes finos e controle detalhado de equalização.
A função Crossover, possibilita definir precisamente as frequências de cortes, as taxas de atenuação e a topologia dos filtros LowPass e HighPass, com filtros Butterworth e Linkwitz-Riley (12/18/24/36/48 dB/8ª).
Para auxiliar na proteção de amplificadores e alto-falantes, o STX2448 possui um Limiter com sistema “Dynamic Attack-Release” que controla de maneira dinâmica e em tempo real os parâmetros de Attack e Release, proporcionando segurança e fidelidade sonora, considerados por muitos, o melhor limiter.
No tratamento do áudio possui ainda recursos de Alinhamento através do Delay de Alta Precisão, Inversão de Fase, Ganho independente por saída e Master Level.
Para medições e ajustes precisos, o STX2448 possui um Gerador de Áudio integrado, com geração de tom e varredura de frequência.
Conta ainda com as funções de gerenciamento, Salvar e Carregar Configurações na memória, Senha de Segurança que bloqueia a edição dos parâmetros, Letreiro/Texto de Exibição e Seleção de Idioma.
Processador Stetsom STX2848
O modelo STX2848 é um modelo quase igual ao 2448 da Stetsom, possuindo quase as mesmas características, inclusive o seu design, mas uma pouco mais aprimorado, também é um sucesso de vendas, sendo utilizado, por exemplo, por muitos influencers no setor de som automotivo.
As diferenças ficam por conta de:
- ao invés das 4 saídas, o modelo possui 8 saídas, porém se reparar, não é incrementado saídas rca, que possuem a mesma quantidade, assim mantêm a ótima relação custo-benefício do produto. A diferença, é que no 2448, a cada saída há um par de conexões rca, já no 2848, essas saídas são independentes.
Além disso, possui:
- LED MAX: LEDs na entrada de sinal, que se acendem quando o sinal de entrada atingiu o nível máximo permitido.
- Predefinições de corte de crossover;
- Copia de canal, que basicamente permite transformar os STX2848 em um STX2448.
Processador Stetsom STX2436BT com Sequenciador
A Stetsom ainda possui o modelo STX2436, possui duas entradas em 4 saídas RCA, mas não possui display e botões, todo o seu controle é feito diretamente no celular ou tablet, por meio de um aplicativo e sincronia via bluetooth com o processador.
Ou seja, você pode controlar seu sistema de som a distância, oferecendo um aplicativo com uma navegação bem prática, podendo fazer os ajustes de maneira muito rápida, pois conta com toda a facilidade dos touchcreen dos aparelhos celulares e tablets, além da maior resolução, permite mais informações na tela e deixa a regulagem do sistema muito intuitiva e mais fácil de se aprender que os modelos anteriores.
O antigo modelo sofria com algumas limitações, mas a fabricante trouxe algumas funções famosas dos seus processadores para melhorar o produto.
As principais novidades ficam por conta do sequenciador, leds de indicador de limiter, entrada via fio, e principalmente, a opção de comprar separadamente um display digital externo, que possibilita ter controle com botões físicos do processador, além de um display digital.
Tem as mesmas características padrões nos processadores, além de contar com o voltímetro.
Processador Expert
Foi a primeira empresa a fabricar processador de áudio automotivo. Este produto se popularizou rapidamente por reunir os melhores recursos para aprimorar a qualidade do seu Som Automotivo.
A Expert possui a maior linha de processadores automotivos, onde eles também são muito utilizados no mercado.
São vários modelos automotivos divididos em 3 linhas. : a linha PX, a PX connect, a Xair.
Todos são famosos no mercado pela excelente qualidade de processamento, ótima confiabilidade, e apesar da grande variedade de modelos é bem simples entender suas diferenças, por exemplo.
A linha PX e PX Connect, basicamente possuem os mesmos modelos de processadores, a única coisa que muda, é que a linha PX Connect possui bluetooth, que permite configurar o processador a partir de um smartphone ou tablet, por exemplo, não sendo melhores e nem piores na qualidade de som ou com mais ou menos funções. Ou seja, o nome connect, somente informa que ele possui bluetooth.
Linha PX e PX connect de Processadores da Expert
Possuem 4 modelos, contam com design bem robusto e apesar do fácil manuseio pelo botão scroll.
Uma das diferenças para os modelos Stetsom, é que não possui os botões de seleção rápida com iluminação, sua quantidade de botões é padronizada, sete, e podem ter funções diferentes dependendo do modelo.
Suas conexões de alimentação, são removíveis, o que dá maior praticidade na instalação e resolução de problemas no sistema, mas as deixam com um pouco menos de robustez.
Todos possuem a saída remota para ligar os amplificadores.
A desvantagem fica pela praticidade em relação aos concorrentes que apesar do manual de fácil entendimento em português, todas as informações no processador, são mostradas em inglês, além disso sua carcaça não é aço, proporcionando menor robustez.
Dentre os 4 modelos, vamos utilizar somente o nome principal, a sigla inicial, pois eles passaram por atualizações e houve uma adição no nome para diferenciar dos modelos que saíram de linha, mas quem vai comprar pela primeira vez, fica mais fácil o entendimento se utilizar como base somente o começo do nome.
Processador automotivo Expert PX1 e PX1 Connect
O PX1 está há muito tempo no mercado (há mais de 8 anos), o primeiro processador de áudio desenvolvido no Brasil, ajudou a revolucionar o mercado de som automotivo. E com o passar do tempo, foi ganhando atualizações
Ganhou limiter, scroll e a nomenclatura PRO, possui 4 canais de saída, cada um com conexões direita e esquerda, oferecendo:
Um equalizador com 15 bandas de entrada e equalização paramétrica de saída por canal.
Seu crossover, conta com uma opção a mais de topologia o stetsom, além de oferecer corte a partir de 6db por 8a, contra os 12 da stetsom.
Em suas outras características, podemos destacar a Sua resposta de frequência é de 15 à 22 mil hertz e saída de até 10volts.
- • 4 canais
- • Roteamento de canais
- • 15 bandas de equalização de entrada
- • 1 banda de equalização paramétrica por canal
- • MUTE • PHASE • LIMITER • GANHO • DELAY • RESET
- • Preset com todas as configurações
Possui 4 botões para seleção de canal, e mais 3 para navegação, com EQ, SET e ESC.
Processador Automotivo Expert PX2 Limiter e PX2 Connect
O PX2, possui 6 canais de saída, porém tem a mesma quantidade de saídas rca, para manter a excelente relação custo -benefício dos produtos.
Para incrementar a quantidade de saídas, cada uma “virou” uma saída individual mono, e duas “viraram” uma saída auxiliar, excelente opção para quem gosta de ligar o sistema junto com o som automotivo de uma amigo, dando maior praticidade.
Além disso, o PX, possui incríveis 28 bandas de qualização de entrada.
São 6 botões para a seleção de canal, e uma para navegação: ESC.
- • Roteamento de canais
- • 28 bandas de equalização de entrada
- • 3 bandas de equalização paramétrica por canal
- • MUTE • PHASE • LIMITER • GANHO • DELAY • RESET
- Preset com todas as configurações
Processador Automotivo Expert PX8.2 e PX8.2 Connect
O PX8.2 possui 8 canais de saída, porém com a mesma quantidade de saídas RCA. Cada uma é individual e não possui a saída auxiliar do PX2.
Possui 15 bandas de equalização de entrada e 3 bandas de equalização de saídas (2 a mais que o PX1).
- 8 Canais de saída
- • Roteamento de canais
- • 15 bandas de equalização de entrada
- • 3 bandas de equalização paramétrica por canal
- • MUTE • PHASE • LIMITER • GANHO • DELAY • RESET
- • Preset com todas as configurações
Os botões são: 2 para mudança de canal, mute, ganho, eq in, past e esc.
Pocessador Automotivo Expert PX8.2HI e PX8.2HI Connect
O PX8.2HI, tem quase as mesmas características do modelo anterior, só muda uma coisa, a entrada de sinal via RCA dá espaço para entrada de sinal via fio, possibilitando a instalação com sistemas de som automotivo com player originais, sem perda de qualidade sonora.
Resumo
Todos são montados na mesma carcaça, possuem a mesma tecnologia de processamento, alterando como principalmente a quantidade de canais, assim como nas versões com bluetooth, os modelos com final nomeado em Connect.
E claro muda-se os preços dos produtos, o pX1 é mais barato e depois vai subindo de preço de acordo com a maior qtd. de canais.
Ou seja, assim como nos modelos stetsom, se tem poucas vias em seu sistema, basta comprar os modelos mais baratos que vão te atender perfeitamente.
Linha de Processadores XAir
Os modelos XAir da Expert são totalmente controlados por bluetooth, porém não fica só por aí.
O maior diferencial dos modelos, é a qualidade do processamento de áudio, de 32bits e 96khz, onde os comuns no mercado possuem 24bits e 48khz.
Suas bases, super compactas, ainda contam com os leds de limiter para cada saída, além dos leds que indicam a distorção na entrada de sinal.
- • Roteamento de canais
- • 15 bandas de equalização de entrada
- • 1 banda de equalização paramétrica por canal
- • MUTE • PHASE • LIMITER • GANHO – DELAY • RESET
- • Controle através de aplicativo, disponível iOS e Android
São dois modelos disponíveis, o Processador XAir X4, com 4 saídas e o Processador XAir X6, com 6 saídas.
Ainda podemos destacar, os modelos de mesa MXAIR e MXAir Player, que também embute o processador e o modelo PRO que permite a utilização em 12v volts também, mas é voltado para os sistemas profissionais.
Processador de Áudio Expert R-line PX2 e PX2 Connect
São os últimos lançamentos da Expert Eletronics.
Conta com diversos diferenciais para os modelos anteriores da Expert e também os modelos concorrentes no mercado, onde podemos destacar:
- Carcaça em alumínio injetado
- botoes de seleção de canais iluminados
- Controle de ganho de entrada do sinal
- 28 bandas de equalização de entrada
- Limiter com Decay configurável
- Limiter RMS e Pico
- Out Link para interligar sistemas com ganho de saída
- Crossover com opção de corte especial da Expert.
A única diferença entre os dois modelos é que um é possui bluetooth (connect) e outro não.
O modelo Connect, ainda possui uma antena, para aumentar a distância a utilizar o processador.
Com certeza é um dos melhores do mercado, mesmo sendo lançamento.
Como dito, a fabricante possui uma linha ampla, possuindo também versões de processadores profissionais, como os modelos:
Processador de Áudio Expert Pro 6 e Pro 8
Ambos os modelos contam com todas as funções dos processadores da Expert, porém são montados em gabinetes profissionais.
Além disso, também oferecem equalizador de fase e opção de conexão via bluetooth.
Taramps
A Taramps é uma Gigante no do setor de som automotivo.
Tinha como processador, o DTX2.4S, um modelo que tinha uma boa relação custo benefício, mas era complicado de configurar e possuia algumas limitações.
Processador Taramps PRO2.6S
O Processador Taramps PRO2.6s Com DSP, é uma evolução dele, muito mais prático e moderno, mas mantém a ótima relação custo benefício.
Conta 6 saídas independentes (sem dupla saída), cada uma com botões de mute individuais assim como leds de indicação do limiter.
Seu botão scroll é de fácil manuseio, sua carcaça é de aço e possui até janelas para melhor dissipação de calor do aparelhos suas conexões de alimentação são removíveis para facilitar a instalação.
Possui recursos como roteamento, filtros para crossover, ajuste de delay, alinhamento, inversão de fase, limiter ajustável, equalizador paramétrico nas saídas, espelhamento, mute, gerador de onda senoidal e memória para os ajustes.
Possui equalizador para métrico de saída, e crossover com 3 opções de topologia, com potência de corte de 6 à 24db por oitava.
Possui as características padrões, resposta de frequência de 20 à 20khz, opção de 3 idiomas e maior tensão de saída de 10volts
Não possui saída remota para os amplificadores, e tem menor quantidade de conexões rca.
Porém, pela alta confiabilidade e grande renome no mercado, o Taramps PRO2.6 é um modelo com boa comercialização.
Para quem deseja um crossover, ainda há disponibilidade do modelo CRX-4.
Recentemente lançou também outro modelo totalmente reformulado.
Processador Taramps PRO2.4S 4 saídas
Apesar de ter menos saídas em seu nome, o PRO2.4S possui 2 conexões a mais RCA, isso acontece pois a contagem de suas saídas é feita a partir dos pares, pois o modelo é stereo.
Além disso, o lançamento traz mais opções de ajustes, leitura de sinal e também algumas novidades.
Entre elas, podemos citar a opção de entrada de sinal via fio, que faz o acionamento automático do processador, assim como:
- Saída remota para acionamento de amplificadores com sistema anti puff/estalo;
- Led indicativo de distorção na entrada;
- Equalizador gráfico de entrada;
- Botões iluminados de seleção de canais.
Tem ajuste de ganho geral e individual, roteamento de canais, Eq gráfico de entrada com 15 bandas e 12 presets, Eq de saída paramétrico, Crossover com ajuste variável de 10 à 22khz, com opções de filtros linkwitz rilley e butterworth com “potência de corte” de até 48 decibéis por 8ª.
Possui também, Ajuste de Delay, fase, gerador de áudio, proteção de tela, proteção de acesso com senha e indicador de clip de entrada e saídas.
JFA
A JFA eletrônicos teve no mercado vários modelos de crossovers e processadores.
Tinha modelos de crossovers extremamente confiáveis e com muitas inovações tecnológicas, assim como nos processadores, onde chegou a ter até um modelo híbrido que mesclava o processamento digital com o crossover analógico, e náutico para embarcações.
Processador JFA J4 Red Line
O modelo comercializado atualmente é o JFA J4 RED LINE, conta com 4 saídas, e como os modelos anteriores, também é carregado de novidades.
A mais chamativa inicialmente, é a sua grande tela gráfica de 3,2 polegadas, proporcionando maior praticidade e interatividade na utilização do processador.
Ainda podemos destacar, como diferenciais de utilização:
- o triplo botão de uso, com enter central, scroll no meio e direcionais na parte externa;
- potenciômetro para ajuste do máximo nível de áudio de entrada
- gabinete metálico que evita interferências eletromagnéticas e ruídos nas saídas.
- led clip de sinal de entrada.
Além dessas características, o processador recebeu novidades tenológicas, como:
- leitura dos níveis de áudio de entrada e saída no display gráfico, possibilitando o ajuste dos ganhos dos amplificadores, e simulando o uso de um osciloscópio.
- display tem atualização de tela simultânea à variação do áudio, armazenando os picos (picos hold) e favorecendo o ajuste da função limiter;
- filtro que gera graves mais “agressivos e firmes”,
- Voltímetro na tela gráfica;
- Texto customizável pelo cliente;
- Ajuste do limite máximo do áudio de entrada;
Possui equalizador de entrada de 15 bandas semi- para métrico, ou seja, sem o ajuste do fator Q e um eq. de saída paramétrico.
Seu crossover possui 3 opções de topologia com potência de cortes entre 6 à 48db por oitava, dependendo da opção
O processador ainda conta com 15 Vpp de saída e gerador de ruído rosa.
O modelo possui excelente design e é montado em uma carcaça de chapa de aço, conta com led indicadores do limiter e teclas rápidas de desligamento da via.
Podemos destacar ainda o manual, com informações bem completas.
A desvantagem fica em relação ao custo do produto, que fica mais elevado.
O que é e para que serve um processador?
Como instalar um processador de som automotivo?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).