Fonte Automotiva e Carregador JFA Storm Lite 60a, 70a, 120a e 200a 12v

A JFA Eletrônicos apresentou uma grande novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva e Carregador JFA Storm Lite 60a, 70a, 120a e 200a 12v.

Disponível em versões de 60a, 70a, 120a e 200a, a nova linha chega para ser mais uma opção da fabricante em fonte, que ainda conta com os modelos da linha Storm e Storm BOB.

Assim como as outras linhas, a BOB Storm Lite consegue ser utilizada diretamente no módulo, junto com uma bateria e também, carregar a bateria do sistema de som.

Porém, conta com alguns diferenciais, como:

Possui a opção de voltagem de até 15.2V, tensão ótima para equalização dos vasos internos da bateria, além de oferecem um maior desempenho ao alimentar ou auxiliar a alimentação dos módulos amplificadores, onde com a maior tensão, se extrai mais potência.

É a primeira no mercado a oferecer esta opção.

Outras vantagens, ficam por conta do seu tamanho extremamente compacto e seu preço final mais atrativo, pois não tem algumas funcionalidades que facilitam a carga ou utilização no sistema de som, presentes nos modelos Storm comuns, como o voltímetro e amperímetro digitais, a função de diagnóstico de bateria, tecnologia SCI e modo carga lenta.

Sendo assim, o apaixonado por som, pode escolher qual atende melhor seu sistema, gosto e bolso.

O seu painel de controle é de fácil entendimento e possui leds que indicadores da tensão de saída da fonte e o botão de ajuste, bem parecido com o modelo Storm BOB.

Não só o painel, mas os dois modelos no design e preço, ficam bem parecidos, e para facilitar a identificação das fontes, a JFA está produzindo os modelos Lite, com as laterais em ABS na cor Azul.

No mercado, os modelos lite concorrem principalmente contra os modelos da Usina, Stetsom e Taramps.

Veja mais informações sobre a linha:

Montada em carcaça de chapa de aço, segue o mesmo design da linha de fontes storm, possui botão de ajuste tensão na parte superior, e disjuntor na parte lateral, proporcionando praticidade na utilização.

Para ter ótima eficiência, conta com dissipador interno de alumínio e ventoinhas integradas, com o sistema smart cooler, acionados de acordo com a necessidade da fonte, proporcionando um funcionamento mais silencioso e aumentando a vida útil do componente.

Possui laterais injetadas em policarbonato anti-chamas, ficando robusta e resistente, com led indicativo da das conexões, além de possuir Tampa de proteção do conector.

O Sistema de fixação do parafuso direto no chassi metálico da fonte, garantindo maior resistência e robustez.

Na questão de segurança e durabilidade, possui Proteções contra Excesso de carga, Curto na saída e Temperatura.

Veja as especificações técnicas de cada e as bitolas recomendadas para instalação:

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do módulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.