A QVS Alto Falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Driver QVS VPK35 150 rms Titânio.
O modelo é da nova linha da QVS, a VPK, que ainda conta com os modelos de driver de 2 e 1 polegada, o médios de 8 e 10, e o Grave de 2000wrms de 15 polegadas.
Todos informam em seu nome, de certa forma, o valor de volts suportado pelo alto falante, sendo uma aposta no mercado para os sistemas de alto desempenho 4 vias, onde esta medição é muito comum.
Outra principal novidade é a pintura, que combina as cores azul e branco entre os modelos, deixando o design bem mais bonito.
O modelo conta com valor em rms de 150 nominais e musical de 300, disponível inicialmente em 8 ohms.
Chega inicialmente para substituir o modelo 7250ti da própria fabricante, que tem valor em rms de 100w.
A novidade tem reparo de Titânio com bobina de 3 polegadas, proporcionando ampla resposta de frequência de 1000 à 20000hz, possibilitando uma ampla gama de aplicações em sistemas de som automotivo e/ou profissional.
Seja em sistemas menores, como de 2 vias, fazendo toda a região dos médios altos e agudos, sem a necessidade de drivers fenólicos ou super tweeters, ou com a aplicação deles, complementando a região e aumentando a quantidade de vias do projeto.
Sistemas comuns, por exemplo, na região nordeste do Brasil, com os 4 vias que são muito utilizados em rachas de som, juntamente com drivers fenólicos.
Chega ao mercado para concorrer principalmente com os modelos da JBL, Eros e Oversound.
Veja mais algumas características do modelo.
Sua tampa é em ABS, conta com grande aletas externas que aumentam a área de contado da tampa com o ar, proporcionando reforço na parte estrutural para diminuição de ressonâncias.
Possui a pintura característica dos novos produtos da fabricante é fixada com 4 parafusos que, juntamente com seu reparo completo que possui terminais de engate rápido, garantem a troca rápida do reparo.
Na parte do conjunto mecânico, possui diafragma de titânio, otimizado para uma resposta linear em toda a faixa de frequência.
Conta com plug de fase interno com arquitetura que assegura a reprodução precisa em toda a faixa de resposta com baixa distorção.
Seu conjunto magnético é composto por ímã de ferrite, e possui peças usinadas.
Recebeu também uma pintura em azul, para melhor design ao se instalado em sistemas que o driver fica a mostra, seguindo o design da linha VPK.
Sua conexão com a Corneta/lente é feita via parafuso, servindo em modelos de 2 polegadas, como os modelos LTS, JBL e muitas outros.
Veja as especificações técnicas, onde podemos destacar a frequência de corte recomendada de 1500 hertz, e a sensibilidade de 108 decibéis, porém, este dado foi informado com aplicação de 2,83v, o que pode confundir o público leigo ao comparar parâmetros.
Especificações técnicas:
– Potência Rms: 150W rms
– Potência Musical: 300 Watts
– Impedância: 8 Ohms
– Resp. Freq. @-10 dB (Hz) 1000 a 20k
– Sensibilidade 2,83v@1m: 108dB
– Peso do Ímã (g) 665
– Diâmetro da Bobina (mm) 72
– Freq. Corte a 12 dB/Oit (Hz) 1500
– Material da Tampa: ABS
– Diâmetro da Boca 2′
Conteúdo da caixa :
– 1 Driver QVS 35VPK 150W Rms Titânio
– 4 Parafusos de instalação
– 1 Manual de Garantia
Veja os Posts Completos:
– Para que serve um Tweeter?
– O que é um Driver Titânio?
– O que é um Driver Fenólico?
– Qual é melhor o driver titânio ou fenólico?
Qual é melhor Super Tweeter ou Driver (Corneta)?
Não existe qual é o melhor. Cada um reproduz um tipo de som pode ser utilizados juntos.
Qual a diferença entre Driver e Super Tweeter?
O Driver reproduz uma faixa de frequência de 500hz à 10khz (somente exemplo, depende da marca e modelo) o Super Tweeter de 2Khz à 22Khz.
Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como ”complemento da qualidade”.
Qual a Diferença entre em Driver, Driver Titânio, Tweeter e Super Tweeter?
Driver Fenólico – Resposta de 500hz à 10khz.
Driver Titânio – Resposta de 500hz à 20khz.
Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz – Tamanho menor.
Super Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz. – Tamanho maior.
Quando usar um Super Tweeter ou Driver?
Os dois são recomendados para quem usa o sistema de trio elétrico.
Ou seja, sua utilização com Subwoofers (som interno) não é recomendada, principalmente o driver.
Invés deles recomenda-se utilizar um Kit duas vias, dará mais qualidade sonora.
Para o sistema trio, você pode utilizar com subwoofers ou woofer e tem várias opções:
- Utilizar um driver fenólico e um tweeter;
- Utilizar somente um driver titânio.=;
- Utilizar um driver fenólico e um driver titânio;
- Utilizar um driver titânio e um Super Tweeter.
Quantos Driver e Super Tweeters usar?
Não há regra, mas sempre tente utilizar em pares e nunca utilize somente cornetas fenólicas, pois irá faltar qualidade sonora no sistema.
Os sistemas mais comuns são montados com 1 par de driver e 1 par de Super tweeters.
Geralmente são utilizados em pares, pois, possibilitam melhor casamento de impedância com o módulo.
Veja como funciona:
Se ao seu ver, o sistema ainda precise de “agudos”, utilize 2 pares de drivers e 1 par de tweeter, ou 3 pares de drivers e 1 par de tweeter.
Como Instalar Driver e Super Tweeter
– Lembre-se de verificar sempre o casamento da impedância entre a ligação final dos reprodutores de áudio e o amplificador;
– Caso não tenha crossover para regulagem utilize capacitores para os Drivers e para os Tweeters;
– O fio duplo de 1,5mm dá conta do recado, porém se houver um distância grande entre o módulo e as cornetas – mais de 1,5m -, lembre-se de aumentar a bitola. Ao utilizar módulos de mais de 800 rms para várias cornetas aumente a bitola do fio;
– Drivers de titânio têm que serem utilizados com Divisores de frequência ou crossover;
– Utilize drivers e super tweeter ligados em canais que possibilitam um ajuste de ganho e regulagem. Procure deixar sempre o super tweeter com ganho menor, pois é mais sensível e irá “encobrir” o som do driver, além de ter maior risco de queima.
Regulagem de drivers e tweeters e a utilização de capacitores
Como dito, os drivers e tweeter reproduzem frequências altas e não aceitam muito bem as baixas, por isso, o ideal é fazer o corte com crossover ou capacitores.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).