A Hard Power apresentou para o mercado de som automotivo mais uma novidade: o Driver Hard Power DF 550 160 rms Fenolico 8 ohms 2 polegadas.
Conta com valor em rms nominal de 160wrms e musical de 320wrms, estando disponível em versão de 8 ohms.
O modelo foi apresentado no Enan, junto com outras grandes novidades da Hard Power para 2023, como o Grave HP3500 Bass e o Driver HP DF 350 de 80wrms fenólico com bobina de 3 polegadas.
Os três podem ser aplicados em diversos sistemas, mas são voltados para os sistemas de som automotivo 4 vias, muito famosos no nordeste, onde a marca tem grande renome e vários parceiros/competidores.
A fabricante já possui um modelo de driver com reparo de 4 polegadas, o DF 450, porém, o DF550 finalmente chega com a pedida dos clientes, que precisavam de um modelo de maior valor em rms para os rachas de som.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Além da alta potência suportada e seu conjunto magnético totalmente redesenhado, sua tampa tem destaque com seu novo design.
Ela foi especialmente projetada para maior área de compressão, além de ter reforços estruturais que melhoram a sonoridade, rigidez estrutural e dissipação de calor da bobina.
A finalidade é ter vozes bem encorpadas, característico dos drivers fenólicos, além do alto SPL para os sistemas de som automotivo de alto desempenho.
Chega ao mercado para concorrer principalmente contra os modelos da JBL, Triton e Eros.
Veja mais algumas informações sobre a novidade.
O diafragma fenólico combinado com um tamanho de domo 4 polegadas, garante uma sonoridade encorpada nas vozes e instrumentos musicais, além de proporcionar maior resistência e durabilidade mecânica, mesmo quando exposto a grandes deslocamentos devido às altas potências.
A bobina móvel é fabricada com fio resistente a altas temperaturas e enrolada em fôrma de Kapton.
Seu reparo completo possui terminais de ligação de engate rápido e auto centragem, que juntamente com sua tampa, fixada por parafusos, permite a troca rápida para fácil manutenção.
Possui plug de fase especialmente projetado pelo corpo técnico, é feito em alumínio injetado e usinado com alta precisão, favorecendo a dissipação de calor da bobina, além disso, com sua arquitetura exclusiva, assegura reprodução precisa em toda a faixa de resposta com baixa distorção.
Seu conjunto magnético é composto por um ímã poderoso, montado em uma estrutura de aço carbono usinada com tolerâncias rígidas.
O driver possui boca de 50 mm (2″) de diâmetro permitindo acoplagem direta à cornetas com o mesmo diâmetro de garganta, contando com sua fixação por meio de 4 parafusos.
Todas essas características, serve perfeitamente para quem quer médios de alto desempenho em seu sistema de som automotivo externo ou caixa bob esponja, podendo ser utilizado com cornetas curtas ou longas, ao gosto do usuário, respeitando sempre o corte mínimo de frequência.
Especificações técnicas:
- Diâmetro Nominal Boca : 2”
- Resposta de Frequência: 300Hz à 9000Hz
- Potência Máxima: 160 Watts RMS
- Potência Musical: 320 Watts
- Impedância: 8 ohms
- Sensibilidade: (@1W,1m) – 115 dB
- Tampa: ABS
- Bobina: 4”
- Secção do fio: Redonda
- Material: Cobre 200°
- Ferrofluido no GAP
- Diafragma: Fenólico
- Difusor: Alumínio Injetado
- Diâmetro Ferrite: 200mm
- Altura do Driver: 103mm
Veja os Posts Completos:
– Para que serve um Tweeter?
– O que é um Driver Titânio?
– O que é um Driver Fenólico?
– Qual é melhor o driver titânio ou fenólico?
Qual é melhor Super Tweeter ou Driver (Corneta)?
Não existe qual é o melhor. Cada um reproduz um tipo de som pode ser utilizados juntos.
Qual a diferença entre Driver e Super Tweeter?
O Driver reproduz uma faixa de frequência de 500hz à 10khz (somente exemplo, depende da marca e modelo) o Super Tweeter de 2Khz à 22Khz.
Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como ”complemento da qualidade”.
Qual a Diferença entre em Driver, Driver Titânio, Tweeter e Super Tweeter?
Driver Fenólico – Resposta de 500hz à 10khz.
Driver Titânio – Resposta de 500hz à 20khz.
Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz – Tamanho menor.
Super Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz. – Tamanho maior.
Quando usar um Super Tweeter ou Driver?
Os dois são recomendados para quem usa o sistema de trio elétrico.
Ou seja, sua utilização com Subwoofers (som interno) não é recomendada, principalmente o driver.
Invés deles recomenda-se utilizar um Kit duas vias, dará mais qualidade sonora.
Para o sistema trio, você pode utilizar com subwoofers ou woofer e tem várias opções:
- Utilizar um driver fenólico e um tweeter;
- Utilizar somente um driver titânio.=;
- Utilizar um driver fenólico e um driver titânio;
- Utilizar um driver titânio e um Super Tweeter.
Quantos Driver e Super Tweeters usar?
Não há regra, mas sempre tente utilizar em pares e nunca utilize somente cornetas fenólicas, pois irá faltar qualidade sonora no sistema.
O sistemas mais comuns são montados com 1 par de driver e 1 par de de Super tweeters.
Geralmente são utilizados em pares, pois, possibilitam melhor casamento de impedância com o módulo.
Veja como funciona:
Se ao seu ver, o sistema ainda precise de “agudos”, utilize 2 pares de drivers e 1 par de tweeter, ou 3 pares de drivers e 1 par de tweeter.
Como Instalar Driver e Super Tweeter
– Lembre-se de verificar sempre o casamento da impedância entre a ligação final dos reprodutores de áudio e o amplificador;
– Caso não tenha crossover para regulagem utilize capacitores para os Drivers e para os Tweeters;
– O fio duplo de 1,5mm dá conta do recado, porém se houver um distância grande entre o módulo e as cornetas – mais de 1,5m -, lembre-se de aumentar a bitola. Ao utilizar módulos de mais de 800 rms para várias cornetas aumente a bitola do fio;
– Drivers de titânio têm que serem utilizados com Divisores de frequência ou crossover;
– Utilize drivers e super tweeter ligados em canais que possibilitam um ajuste de ganho e regulagem. Procure deixar sempre o super tweeter com ganho menor, pois é mais sensível e irá “encobrir” o som do driver, além de ter maior risco de queima.
Regulagem de drivers e tweeters e a utilização de capacitores
Como dito, os drivers e tweeter reproduzem frequências altas e não aceitam muito bem as baixas, por isso, o ideal é fazer o corte com crossover ou capacitores.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).