A Eros Alto Falantes apresentou para o mercado de som automotivo mais uma novidade: o Driver Eros ETD 72300 150 rms Titânio 2 Pol 8 ohms.
O modelo conta com valor em rms de 150 nominais e musical de 300, disponível inicialmente em 8 ohms.
Sendo assim, é o modelo com maior valor em rms da fabricante, proporcionado pelo gigantesco conjunto magnético e peça de compressão driver de metal, que garantem uma grande capacidade de dissipação de calor e altíssima sensibilidade, de incríveis 114,29 decibéis.
Seu reparo de Titânio com bobina de 3 polegadas, proporciona ampla resposta de frequência, de 1500 à 20000hz, possibilitando uma ampla gama de aplicações em sistemas de som automotivo e/ou profissional.
Seja em sistemas menores, como de 2 vias, fazendo toda a região dos médios altos e agudos, sem a necessidade de drivers fenólicos ou super tweeters, ou com a aplicação deles, complementando a região e aumentando a quantidade de vias do projeto.
Sistemas comuns, por exemplo, na região nordeste do Brasil, com os 4 vias que são muito utilizados em rachas de som.
Chega ao mercado para concorrer principalmente com os modelos da JBL e Oversound.
Veja mais algumas características do modelo.
Sua tampa é em alumínio, com o mesmo design utilizado no modelo ETD7130 NEO da Eros, conta com grande aletas externas que aumentam a área de contado da tampa com o ar, proporcionando melhor troca térmica com o ambiente, além de reforço na parte estrutural para diminuição de ressonâncias.
Possui a pintura característica dos novos produtos da fabricante com cor amarela e é fixada com 4 parafusos que, juntamente com seu reparo completo que possui terminais de engate rápido, garantem a troca rápida do reparo.
Na parte do conjunto mecânico, possui diafragma de titânio, otimizado para uma resposta linear em toda a faixa de frequência.
Conta com plug de fase interno com arquitetura que assegura a reprodução precisa em toda a faixa de resposta com baixa distorção.
Seu conjunto magnético é composto por ímã de ferrite, e possui peças usinadas com tolerâncias rígidas.
Recebeu também uma pintura em preto, para melhor design ao se instalado em sistemas que o driver fica a mostra.
Sua conexão com a Corneta/lente é feita via parafuso, servindo em modelos de 2 polegadas.
Veja os Posts Completos:
– Para que serve um Tweeter?
– O que é um Driver Titânio?
– O que é um Driver Fenólico?
– Qual é melhor o driver titânio ou fenólico?
Qual é melhor Super Tweeter ou Driver (Corneta)?
Não existe qual é o melhor. Cada um reproduz um tipo de som pode ser utilizados juntos.
Qual a diferença entre Driver e Super Tweeter?
O Driver reproduz uma faixa de frequência de 500hz à 10khz (somente exemplo, depende da marca e modelo) o Super Tweeter de 2Khz à 22Khz.
Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como ”complemento da qualidade”.
Qual a Diferença entre em Driver, Driver Titânio, Tweeter e Super Tweeter?
Driver Fenólico – Resposta de 500hz à 10khz.
Driver Titânio – Resposta de 500hz à 20khz.
Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz – Tamanho menor.
Super Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz. – Tamanho maior.
Quando usar um Super Tweeter ou Driver?
Os dois são recomendados para quem usa o sistema de trio elétrico.
Ou seja, sua utilização com Subwoofers (som interno) não é recomendada, principalmente o driver.
Invés deles recomenda-se utilizar um Kit duas vias, dará mais qualidade sonora.
Para o sistema trio, você pode utilizar com subwoofers ou woofer e tem várias opções:
- Utilizar um driver fenólico e um tweeter;
- Utilizar somente um driver titânio.=;
- Utilizar um driver fenólico e um driver titânio;
- Utilizar um driver titânio e um Super Tweeter.
Quantos Driver e Super Tweeters usar?
Não há regra, mas sempre tente utilizar em pares e nunca utilize somente cornetas fenólicas, pois irá faltar qualidade sonora no sistema.
Os sistemas mais comuns são montados com 1 par de driver e 1 par de Super tweeters.
Geralmente são utilizados em pares, pois, possibilitam melhor casamento de impedância com o módulo.
Veja como funciona:
Se ao seu ver, o sistema ainda precise de “agudos”, utilize 2 pares de drivers e 1 par de tweeter, ou 3 pares de drivers e 1 par de tweeter.
Como Instalar Driver e Super Tweeter
– Lembre-se de verificar sempre o casamento da impedância entre a ligação final dos reprodutores de áudio e o amplificador;
– Caso não tenha crossover para regulagem utilize capacitores para os Drivers e para os Tweeters;
– O fio duplo de 1,5mm dá conta do recado, porém se houver um distância grande entre o módulo e as cornetas – mais de 1,5m -, lembre-se de aumentar a bitola. Ao utilizar módulos de mais de 800 rms para várias cornetas aumente a bitola do fio;
– Drivers de titânio têm que serem utilizados com Divisores de frequência ou crossover;
– Utilize drivers e super tweeter ligados em canais que possibilitam um ajuste de ganho e regulagem. Procure deixar sempre o super tweeter com ganho menor, pois é mais sensível e irá “encobrir” o som do driver, além de ter maior risco de queima.
Regulagem de drivers e tweeters e a utilização de capacitores
Como dito, os drivers e tweeter reproduzem frequências altas e não aceitam muito bem as baixas, por isso, o ideal é fazer o corte com crossover ou capacitores.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).