Hoje vamos mostrar para vocês varias maneiras de “interligar” seu sistema de som automotivo com outros carros para tocar a mesma música.
Essa ligação é comumente feita por cabos, garantindo melhor qualidade musical em ambos, mas pode ser feita também por um transmissor FM, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Veja também: Como escolher o melhor cabo RCA? Som Automotivo
Além disso, vamos dar algumas dicas de regulagem, necessário caso perceba que invés de aumentar o som, ele diminuiu, seja no grave ou agudo, comum devido ao cancelamento.
Uma recomendação importante, é fazer todas as conexões e principalmente, as desconexões, com os sistemas desligados, pois, retirar o sinal/cabo com o som tocando, pode danificar seu som/módulo.
Além disso, vale lembrar que fazer do modo mais profissional, vai ter que comprar ou possuir algum acessório de som em seu sistema, que mostramos a seguir, começando pelo modo mais simples.
Como ligar dois sistemas de som automotivo juntos?
A maneira mais simples é utilizando um cabo RCA conectado na saída do player.
Se seu sistema é básico e ele só tem um par de saídas RCA (1 saída stereo), utilize uma emenda no cabo RCA que entra no módulo amplificador ou processador em uma das “pernas” do cabo RCA, esquerda ou direita, e utilize um cabo rca de 5 metros para chegar até o outro sistema de som.
Caso ele fique curto, utilize mais emendas ou um cabo maior.
Dependo da quantidade de módulos que tem em seu sistema e no sistema que será ligado junto, terá que utilizar cabos Y, onde cada cabo é capaz de duplicar a saída.
Onde lembrando, você pode emendar o rca na parte final do cabo.
Um grande problema, é que isso é uma gambiarra, e quando você aumentar o sistema de som do carro 1, vai aumentar o sistema do carro 2, além disso, é difícil de ajustar os dois em um volume equivalente, sem que um fique bem mais baixo que outro.
Sendo assim, uma opção de ligação, é que o segundo carro, considerando um sistema básico, no mínimo tenha um player com entrada auxiliar, onde conseguirá maior controle do volume do segundo carro.
Onde a conexão será feita no player e vai preservar as conexões normais dos cabos rca e conseguir dar o ganho de volume no player do carro 2, basta utilizar um cabo p2xrca, que basicamente transforma o cabo rca em entrada de fone/aux.
Algumas desvantagens, ficam por conta que a grande maioria desses cabos p2 x rca, são feitos de forma mais simples, o que pode ocasionar ruídos ou uma perda na qualidade do sinal, além disso, são pouco duráveis, podendo romper o filamento dentro.
A vantagem, é que são baratos.
Ou seja, quanto mais gambiarra for a junção dos sistemas, maior a necessidade de testar antes o resultado.
Se seu player possui 4 conexões rca de saída (2 stereo), comumente disponíveis em modelos pioneer, poderá deixar puxado um Cabo RCA para ligar diretamente à um carro de um amigo.
Se estiver distante, basta utilizar uma emenda.
Nestes casos dos modelos pioneer, terá que configurar a saída do RCA para mandar todas as frequências, senão ele pode mandar somente grave, que é uma opção que a fabricante oferece e vem no setup original.
Basta clicar no botão encoder e segurar, ele vai abrir as configurações ocultas, e com ela configure a saída RCA de SUB, trocando para REAR.
Veja também: Como regular um player Pioneer? Som Automotivo
Como interligar/juntar com automotivo com processador de som automotivo
Se tiver um processador, isso pode ser feito de maneira mais fácil, basta configurar uma saída do processador sem corte ou equalização nenhuma, e plugar diretamente nele uma cabo RCA até o sistema que deseja ligar.
Isso pode ser feito várias vezes, dependendo da quantidade de saídas do aparelho.
Outra opção também, se quiser interligar mais sistemas com a mesma saída, é utilizar os cabos Y, como mostrado na primeira opção do post.
Eles vão servir como se fosse um “T” de tomada, duplicando a saída, basta utilizar também uma emenda RCA para utilizar um cabo rca nele para chegar até o outro carro.
Veja também:
Como interligar/juntar com automotivo com crossover de Som Automotivo
Com um crossover, conseguirá fazer isso de maneira mais fácil em alguns modelos que existem no mercado, e mesmo atualmente sendo mais difíceis de serem utilizados, vamos mostrar também.
Em alguns modelos, como no da Stetsom STX, ele possui uma saída FLAT, que copia o sinal de entrada e transforma em saída para interligar o sistema.
Se quiser interligar mais sistemas, utilize os cabos Y, como mostrado na primeira opção do post.
Eles vão servir como se fosse um “T” de tomada, duplicando a saída, basta utilizar também uma emenda RCA para utilizar um cabo rca nele para chegar até o outro carro.
Já alguns modelos de crossovers ainda que permitem ajustar a intensidade do sinal e até mesmo a fase em 0 e 180º, para evitar cancelamentos, o que vamos ver mais a frente do post.
Como interligar/juntar com automotivo com uma mesa de Som Automotivo
Dependendo do modelo da mesa de som, ela terá conexões para saída Main para seu próprio sistema e ainda outra saída auxiliar, nela conseguira conectar via cabo RCA ou até mesmo via cabo P10 ou Cannon, o som do seu amigo.
Há ainda em alguns modelos, onde assim como nos crossovers, oferecem a opção de ajuste de volume na saída auxiliar, deixando tudo mais prático.
Se quiser interligar mais sistemas, utilize os cabos Y na saída auxiliar, como mostrado na primeira opção do post.
Eles vão servir como se fosse um “T” de tomada, duplicando a saída, basta utilizar também uma emenda RCA para utilizar um cabo rca nele para chegar até o outro carro.
Veja também:
Utilize um ConnectCAR
Esse aparelho serve exatamente para interligar carros, onde a conexão pode ser feita via RCA ou P2.
A grande vantagem desse aparelho, é que ele facilita muito quem vai ligar muitos sistemas juntos, e atualmente é muito utilizado nas festas em Goiás.
Ele possui a saída mestre que trabalha com a conexão do cabo RCA ou P2 que foi plugado, além de outra para repassar uma entrada via RCA.
Essa saída/entrada, é jumpeada, então você pode utilizas as 3 conexões RCA como saída também, interligando 3 carros com o seu, no total de 4 carros tocando juntos.
Se quiser interligar mais sistemas, utilize os cabos Y, como mostrado na primeira opção do post.
Eles vão servir como se fosse um “T” de tomada, duplicando a saída, basta utilizar também uma emenda RCA para utilizar um cabo rca nele para chegar até o outro carro.
Transmissor Taramps Wireless
Como curiosidade, podemos citar ainda o transmissor taramps, que saiu de linha.
Como o próprio nome diz, ele fazia a transmissão de sinal via wireless, deixando o jeito de interligar sistemas bem fácil, rápido e com a grande vantagem de ter nenhum fio.
Funcionava com uma base transmissora, e o sistema que recebe o sinal, tinha que ter uma base receptora.
Ou seja, para tocar seu carro e do seu amigo, tinha que ter 1 transmissor e duas bases.
Como fazer vários carros tocarem a mesma música simultaneamente?
Em eventos de grande porte, onde é o ideal é que todos os sistemas toquem juntos, a opção mais simples e barata, é utilizar um transmissor FM.
O sinal central funciona como uma pequena estação de rádio FM, e todos os carros podem colocar na faixa exata para ter o sinal.
EX: o transmissor escolhe emitir o sinal em FM90.1hz; todos que colocarem nessa faixa FM, está recebendo o sinal.
Isso é muito comuns em festa de grande porte como dito e também em campeonatos de som.
Os modelos de transmissores FM menores, também servem para juntar dois carros no mesmo som, mas são mais limitados com relação à área.
Neste caso, os modelos mais comuns no mercado, são instalados na saída 12v do carro.
Problemas ao interligar dois ou mais sistemas de som automotivo
Há dois principais problemas ao interligar os sistemas de som automotivo, o ajuste de volume, para que o sistema que está recebendo sinal não fique “baixo” e também o cancelamento de frequências, o que é comum s de se acontecer em paredões de som, onde os alto falantes não ficam bem alinhados uns aos outros.
Problema com volume
É comum um sistema ficar mais baixo se não possui nenhum aparelho para fazer isso, como no primeiro jeito de ligação onde se utiliza a própria saída do player ou emendas.
Para tentar de maneira fácil, uma maneira é fazer uma gambiarra, utilizando outra emenda e plugando um cabo p2xRCA.
Com ele, basta plugar o P2 na entrada auxiliar do player que receberá o sinal, e com ele será possível aumentar o volume de maneira mais livre no carro que está recebendo o sinal.
Isso pode ser feito em qualquer sistema, seja com ou sem os processadores, mesas etc.
Problema de Cancelamento
Ao ligar dois ou mais sistemas, podemos ter problemas de cancelamentos, isso acontece quando uma alto falante está se movendo para frente, e o outro está se movendo para trás.
Ou seja, a onde gerada está sendo cancelada.
Isso é comum na parte dos agudos, pois o comprimento de onda é menor, e fica bem complicado alinhar os dois paredões corretamente, porém na maioria das vezes, não é perceptível.
Por incrível que pareça, é mais fácil de perceber nos paredões de grave, onde se um sistema estiver mais “atrás” do outro, o grave vai ficar mais fraco em ambos.
Para ajustar isso, basta testar a inversão de fase em 180º, ou alinhar o paredão fisicamente no local.
Problemas com gente Passando
É extremamente recomendável que não deixe o cabo esticado, pois, no evento, pode ter pessoas passando no local, e ao tropeçar na fiação, os cabos aos serem desconectados do sistema com o som tocando, pode danificar os módulos.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).