Como fazer o alinhamento do Som Automotivo | Alto falantes

Como fazer o alinhamento do Som Automotivo | Alto falantes (texto: Adão Amorim Taramps)

Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre alinhamento Eletrônico, aplicando atraso (Delay), como fazer isso de forma simples e objetiva num sistema de duas, três ou quatro vias, vejamos na figura como é simples, basta tomarmos como como referência o ponto zero (0), mas como fazer para encontrar esse ponto zero.

fazer alinhamento alto falantes

É só observar quem esta mais distante da parede frontal do sistema de som, nesse caso é o Driver, então ele será o nosso ponto de partida, ou seja, nosso ponto zero.

Bom e como faremos então para descobrir onde é o ponto que devo tomar como referência em cada produto.

Esse ponto de referência é exatamente o Centro da Bobina.

Nos alto falantes geralmente o centro da bonina esta no centro da arruela que fica presa na carcaça do alto falantes, já nos drivers ficam na arruela que fixa a tampa traseira, e nos super tweeters na arruela que prende o plug de fase.

Se tiverem dúvidas sobre isso consultem os seus fabricantes eles poderão passar para vocês exatamente esse ponto em cada produto.

Agora que já temos os nosso ponto zero e os pontos centrais de cada produto, basta medir com uma trena ou régua e o valor que encontrarmos será o valor de atraso (Delay) de cada via.

Exemplo:

Na nossa figura o Driver é o nosso ponto zero, após medir percebemos que o super tweeter esta numa distância de 30 cm, então vamos no crossover DTX 2.4 S.

Na via High vá na função alinhamento e atrase 30 cm, muito simples não.

Repita o mesmo processo nas outras vias e esta pronto o seu alinhamento Eletrônico. Esse processo deve ser o primeiro num alinhamento de sistema.

  • Exemplo de alinhamento:

Como fazer o alinhamento do Som Automotivo | Alto falantes

Texto do Renan Lopes (foto abaixo)

Vamos falar de alinhamento de som?

Você já deve ter visto o sistema 4 vias que desenvolvi em parceria com a Doctor Audio de Canoas-RS para sua C10 de demonstrações.

Caso ainda não tenha visto, dá uma corrida nos meus álbuns de fotos que tem tudo detalhado lá (“Qualidade e Alta Potência”)!

alinhamento som automotivo

Para iniciarmos o alinhamento do sistema, primeiro conferi com o osciloscópio, todo casamento de impedância dos equipamentos envolvidos, já que isso infelizmente não é padronizado, começando pelo Player Pioneer MixTrax instalado no painel. Gerei algumas frequências distintas e conferi a resposta e saturação do sinal na saída.

O Equipamento tem limite de volume até 40, mas percebi que ele começa a apresentar problemas entre o volume “38~39”.

Logo depois o sinal entra no processador JFA DX5, e neste foi que o sinal sofreu uma saturação com o player no “38”, o que foi impossível de controlar, já que ele não tem ajuste de ganho de entrada.

Limitando a usar, no máximo, o volume “30” do player para não saturar.

Do processador o sinal vai direto para os amplificadores:

#1 Grave (L+R) – SD30k,
#2 Medio-Grave – 2 x SD20k (L e R),
#3 Médio – 2 x SD1600 (L e R)
#4 Agudo – 2 x SD1600 (L e R)…

Em seguida emitido para os falantes:

08 x Punch 3.3K 15” no Grave,
12 x MD700x no Médio-Grave,
16 x D250 Trio no Médio
08 x D220Ti no Agudo.

Lembrando: É um carro para demonstrações de uma loja, por isso a escolha de equipamentos “comerciais” e de fácil acesso para a Doctor Audio.

alinhamento sistema de som automotivo

Como estamos usando muitos Drivers, em função de um princípio de empilhamento em linha, decidi medir a resposta de cada um. Para medições usei o Software Smaart V7.5.2.1 + Placa de Som Behringer U-PHORIA UMC404HD + Microfone Behringer ECM8000.

alinhamento resposta driver

Comparando a resposta dos 15 x D250 Trio (sim, 1 estava mudo e será substituído), percebi que o “Nº02” tinha resposta de altas relativamente diferente do restante.

Sendo assim, optamos por usar apenas 14 Drivers e deixar os 2 últimos de baixo desligados.Não tivemos exatamente a resposta que gostaríamos, mas com um pouco de equalização, dá para usá-lo de 800Hz~2.5kHz(veja abaixo).

alinhamento som automotivo driver titanio

Próximo passo foi a medição dos Drivers D220Ti. Após medir as 08 peças, duas coisas nos intrigaram, 03 delas com “problemas” em 1kHz e a versão nova D220 Trio (“Nºti07”) não descia quanto suas irmãs mais velhas D220Ti.

Desmontamos todas as peças e percebemos que aquelas que tiveram variação em 1kHz estavam com FerroFluido, que mesmo alterando sua resposta, melhora consideravelmente a dissipação térmica da bobina…Como iremos usá-lo acima dos 2kHz, isso não atrapalharia. Ah…todas as medições foram feitas são nenhum crossover aplicado, resposta full.

 E é engraçado ver que o D220Ti desce tão bem quanto o D250 Trio, mas não valeria a pena sacrificar a Ti com corte tão baixo.

alinhamento driver titanio e fenolico

Conhecendo as respostas das vias, definimos então a banda passante que cada uma atuará e a ponderação das amplitudes. Naturalmente, eu sempre gosto de deixar o grave com pelo menos +6dB em relação a todas as vias, pois somos brasileiros “criados a tambor indígena”, e o grave tem que vir!

Avaliando as respostas, e usando o “-40” como referência, achei interessante optar pelos seguintes pontos de crossover:

Grave/Medio-Grave – 150Hz @ LR24dB (-6dB), pois o grave consegue subir muito bem e o médio descer muito bem, então essa transição me permitir uma resposta plana e coerente.
Para a transição entre o Médio-Grave/Médio – 800Hz @ BW24dB (-3dB), pois usando uma corneta tão longa os 12” não subiram como gostaria, e os médios de apenas 1” não vinham tão pronunciados nas baixas.
Precisarei fazer alguns ajustes para melhorar, ainda mais, o encontro das vias.
No ponto Médio/Agudo – 2.5kHz @ BW24dB (-3dB), principalmente por causa do D250 Trio que se esforçou pra chegar nesse ponto, mas, ainda assim, foi!
Tá, vai.. Tendo em vista que o D220Ti teve muita dificuldade para ir além dos 10kHz, propositalmente protegi o grave um pouco acima das frequências subsônica e ainda NÃO USEI EQUALIZAÇÕES, podemos dizer que o sistema trabalha de 40Hz~16kHz com F6 (-6dB).

resposta vias alinhamento som automotiov

Muitos fabricantes especificam a respostas dos seus sistemas com F10 (-10dB), mas se ainda assim, considerar respostas com F3 (-3dB), podemos dizer que o sistema atua de 43Hz~12kHz. Relativamente bom para um sistema de “Trio Elétrico Automotivo”! Com a equalização de entrada conseguimos melhorar ainda mais esses extremos (“Resposta Loudness”).

alinhamento som automotivo resultado


Agora é chegado o momento de acertar a fase de tudo isso. E o ambiente de “Transfer” (FFT) do Smaart é ideal para esse acerto!