A capota marítima é o acessório mais utilizado para quem possui uma pick-up ou caminhonete, isso acontece, pois oferecem muitas vantagens, protegendo a caçamba e os itens carregados da umidade, chuva, poeira e até possíveis furtos de objetos.
Deixam o carro com um aspecto bem mais bonito e moderno, além de melhorar a aerodinâmica.
Sendo assim, há um mercado gigantesco em todo o mundo, e apesar de parecer um acessório simples, há vários modelos disponíveis no mercado, cada uma atendendo melhor alguma necessidade do usuário.
Entenda essas diferença e descubra tudo sobre a melhor capota marítima para seu carro!
A dica mais importante para comprar uma capota marítima
Antes de escolher o modelo da capota, é muito importante saber se o modelo correto da sua pick-up e sua caçamba, possui variáveis como:
- Possui estepe externo? A capota terá que ter um compartimento para assentar a roda.
- Possui Santo Antonio? A capota terá que ter dobras ou facilidades para contornar esse acessório na hora de abrir e fechar.
Há modelos, por exemplo, que o Santo Antônio percorre para a extensão da caçamba, como na S10 High Country e Saveiro Cross, sendo assim é necessário ficar atento para escolher o modelo correto.
Ao comprar uma capota, principalmente pela internet, passe ou tenha em mãos, todas as informações do seu carro, como: Ano, modelo e versão.
Quais as diferenças entre as capotas marítimas?
As capotas marítimas, no mercado brasileiro, podem ser basicamente divididas em dois tipos:
- Capotas de lona (moles);
- Capotas de fibra ou aço (duras).
O material usado para capotas moles, é um vinil de resistência industrial, o que as torna práticas e leves. As capotas duras usam materiais rígidos, como o alumínio ou fibra, e oferecem uma resistência adicional de segurança para ferramentas e outros itens de valor.
As capotas são divididas em grupos com base em como elas abrem e operam, podendo ter variações entre as marcas no mercado, e também mudanças no próprio nome, o que pode gerar uma confusão na hora da escolha, mas vamos te mostrar as principais características entre os grupos, sendo:
- Capotas de lona
1.1 – Capota Baguete
1.2 – Capota com Trava Traseira
1.3 – Capota com Trava traseira Média/alta e Slim
1.4 – Capota com fechamento em fivelas
1.5 – Capota em lona dobrável - Capotas Tampa Rígida
2.1 – Capota rígida dobrável
2.2 – Capota rígida com abertura 45º
2.3 – Capota em Fibra tipo porta malas
2.4 – Capota retrátil em alumínio
2.5 – Box em Alumínio com Tampa - Capotas Altas
3.1 – Capota Alta em lona
3.2 – Capota Alta em fibra tipo furgão
3.3 – Capota em fibra com vidros fixos
3.4 – Capota em fibra com vidros de correr
1 – Capotas de Lona
Material de melhor relação custo benefício e mais utilizado no mercado, pois são bem versáteis e leves.
1.1 – Capota baguete
O modelo mais básico e mais barato, ótimo para quem utiliza frequentemente a caçamba, pois não precisa abrir a tampa para tirar qualquer parte da capota.
Conta uma estrutura em barras de alumínio que fixa na caçamba e a lona conta laterais/travas em plástico que travam com a pressão, ao colocar ambos os lados.
*Uma curiosidade, é que no mercado americano, geralmente se utiliza velcro, o que pode surgir futuramente no Brasil.
A estrutura que fica na parte da tampa é removível e sai completamente, tem que ter maior cuidado ao esquecer em algum lugar, pois a capota vai perder pressão no fechamento sem ela e poderá deixá-la inutilizável.
Tenha atenção na costura da capota, em modelo com linha em algodão, são mais fáceis de soltar e menos resistentes ao sol e umidade, prefira modelos com costura em nylon, que parece uma linha de pesca, que são mais duráveis.
São as mais baratas, podendo partir de 250 reais.
1.2 – Capota com Trava traseira
É o modelo mais utilizado para quem quer custo benefício e um pouco mais de segurança.
Sua estrutura é em alumínio, laterais/travas da lona em plástico que travam com a pressão, assim como modelo anterior, a baguete.
Porém, sua barra estrutural traseira é costurada à lona, possui uma trava liberada somente com a abertura da tampa da caçamba.
Existem modelos no mercado com essa travas feitas em alumínio, sendo mais caras, seguras e mais duráveis.
E os modelos feitos em plástico de alta resistência, sendo mais baratos.
Atualmente são os modelos mais utilizados, um problema é que a as marcas nomeiam esse tipo de capota como querem e não há um padrão, por exemplo.
A Capotas Prudentina, nomeiam ela como TREK Light para o modelo com trava em plástico e Trek Force para os modelos com tava em alumínio.
Sendo assim, cada marca possui um nome, basta presta atenção no anúncio ou perguntar ao vendedor qual o material da trava.
Uma dica, é saber se vai utilizar ela bastante com a caçamba aberta, pois para enrolar ela e fixar ela fechada no velcro, é um pouco mais complicado, principalmente se tiver um santo antônio.
Ficam em torno de 80 à 150 reais mais caras que os modelos de baguete, ficando na faixa de 300 à 600 reais dependendo do modelo do carro.
1.3 – Capota com trava Traseira Média/Alta Slim
As capotas Média-Alta e Slim têm quase as mesmas características dos modelos da de trava, porém, seu design nas bordas, é mais fino, deixando as barras estruturais em alumínio mais largas e o design do carro como um todo, um pouco mais moderno e bonito.
Assim como os modelos das capotas com trava, há modelos com trava em plástico de alta resistência e em alumínio/aço, podendo ter nomes diferentes de acordo com a fabricante.
A Capotas Prudentina, nomeia a de plástico como Super Slim, e a de alumínio, como Slim Force.
A Capotas Paraná, possui variações de modelos média-alta e slim, assim como logo do nome do veículo etc.
1.4 – Capota com fechamento em fivelas
Possui fechamento por fivelas, sendo um modelo mais difícil de abrir e fechar.
É um modelo mais utilizado antigamente e fornece um pouco mais de segurança.
Geralmente ficam na mesma faixa de preço do modelo com trava.
1.5 – Capota dobrável em lona
Esse tipo de capota é mais difícil de encontrar no mercado brasileiro, mas é mais segura nas versões de lona.
Muito utilizada nos EUA, sua estrutura de alumínio é completamente dobrável e costurada, abrindo ela por partes, ao abrir a caçamba e destravando.
2 – Capotas tampa rígida
Os modelos com tampa rígida e gosta de ter maior segurança, ou maior vedação contra poeira, ou água.
São mais duráveis, porém seu custo é bem maior.
Dependendo do modelo, pode limitar a altura de objetos carregados, porém por ser rígida, pode-se utilizar o espaço para carregar coisas em cima dela.
Dica importante: Nesses modelos, principalmente nos de fibra, o design e funções/características da capota pode mudar bastante conforme o fabricante que encontrar, por isso, se deseja uma característica ou design em específico, terá que procurar o fabricante correto.
2.1 – Capota rígida dobrável
Assim como o modelo anterior, ela é dobrável em 3 partes, porém, invés de lona é feita de material rígido.
As encontradas no mercado brasileiro são geralmente feitas em alumínio e pintadas em preto, oferecendo ótima robustez e segurança, além de boa vedação.
Porém, seu preço é bem mais alto, em torno de 3.000 reais.
2.2 – Capota rígida com abertura 45º
É o modelo mais utilizado em capotas rígidas do tipo tampa, podendo ser fabricadas em fibra ou compensado naval.
Possui uma parte pequena fixa e a outra levanta como um porta malas em 45º com amortecedores.
Seu revestimento também pode ser modificado, podendo ser coberta com a própria lona, proporcionando um visual mais comum, ou pintada na cor do veículo, proporcionando um visual mais chamativo.
Uma grande vantagem, é que oferecem maior segurança e boa vedação, onde alguns modelos oferecem amortecedores para facilitar a abertura da tampa.
Sua abertura é feita via trava e precisa que a tampa seja aberta para ter acesso.
Uma grande desvantagem, é para quem quer transportar algo ultrapassando limite da caçamba.
Seu preço fica também bem mais alto, em torno de 3.000 reais.
2.3 – Capota rígida em fibra tipo porta-malas
Este modelo é similar ao anterior, porém:
- Fica um pouco mais alta na caçamba;
- Feita em fibra, recebe a pintura na cor do veículo geralmente;
- Possui uma abertura menor e com fechadura, tipo porta-malas;
- Geralmente disponível para caminhonetes maiores.
- Custo mais alto.
Ou seja, ela aumenta a praticidade e segurança com a tampa menor e fechadura, porém pode modificar o design do carro, deixando ele um pouco estranho.
Apesar de ser extremamente durável, fique atento as borrachas de vedação, se a caminhonete ficar exposta por muito tempo ao sol, elas vão ressecar com maior facilidades.
Assim como quem quer transportar coisas grandes, ultrapassando o limite da caçamba.
2.4 – Capota retrátil em aço/alumínio
Possui uma esteira de aluminio, e um compartimento fixo que enrola a esteira, podendo ser manual ou com motor.
Por isso, deixa o design do carro muito bonito e moderno, além de ser bem prática, pois tudo pode ser feito via controle remoto.
Ela também é bem segura, pois há modelos com fechadura.
A grande desvantagem do modelo é o preço, sendo bem mais caras que os outros modelos.
2.5 – Box em Alumínio com Tampa
É uma caixa de Aço que fica externa na caçamba, porém ocupa algo em torno de 1/4 à 1/3 da caçamba, facilitando guardar objetos pequenos.
Seu diferencial é o seu próprio design, feito em alumínio com desenho de “chão de busão”, deixa a caminhonete com aparência bem rustica e é muito utilizada em modificações off-road.
Conta com a vantagem de ter fechadura, porém seu preço é bem alto.
Capotas Altas
Oferecem maior segurança e praticidade para o trabalho em cidades ou transportando objetos de tamanho conhecidos.
As capotas em fibra são mais dinâmicas, com muito mais equipamentos e opcionais como Luminária em LED, Brake light e Rack de teto.
Outro diferencial, são as modificações de tampas traseiras que poder ser feitas, mantendo a originalidade, usando com janela aberta meia tampa ou com porta dupla, facilitando o acesso, e a utilização da pick up para ambulâncias, carro funerário etc.
Dica importante: Nesses modelos, principalmente nos de fibra, o design e funções/características da capota pode mudar bastante conforme o fabricante que encontrar, por isso, se deseja uma característica ou design em específico, terá que procurar o fabricante correto.
3.1 – Capota Alta em lona
Sua estrutura em alumínio feito por barras, possui cobertura em lona e acompanha a altura (pode ser maior) do carro, geralmente possui janelas laterais, como um carro conversível, e tampa dobrável.
É a versão de capota alta mais barata, porém proporciona menor proteção a objetos e menor durabilidade.
3.2 – Capota Alta em fibra tipo furgão
O modelo Furgão traz ainda mais segurança para o transporte de mercadorias, pois é um modelo inteiramente fechado sem a possibilidade de visualizar o conteúdo que está dentro da caçamba.
Ela aumenta a área coberta da caçamba e pode receber modificações, como refrigeração etc.
3.3 – Capota em fibra com vidros fixos
Esse modelo conta com vidros laterais fixos, dando um aspecto visual um pouco mais “clean”.
Este tipo de capota permite que o motorista tenha mais visibilidade para manobrar o veículo, além de ter um design muito atraente e impedir qualquer entrada de detritos, poeira ou sujeira na caçamba da picape.
3.4 – Capota em fibra com vidros de correr
Esta opção possibilita a entrada de ar na caçamba, por isso esse modelo é ideal para transportar mercadorias que necessitam de ventilação.
Pode ser utilizado para transportar de pessoas, alimentos, plantas e animais.
Qual a capota marítima é mais segura?
Depende do material e quanto quer gastar, mas a mais segura, com toda certeza, são os modelos de capota marítima de fibra e as em alumínio retrátil.
Como analogia, podemos comparar um carro conversível e um comum, ou seja, a capota de fibra é uma é bem mais difícil de “rasgar” para pegar o que está na caçamba, tanto que alguns modelos podem acompanham uma fechadura, transformando a caçamba em um porta-malas.
É uma ótima opção para quem deseja ter a segurança e conforto do colocar seus objetos na caçamba, como se fosse um carro normal.
Porém, ela é menos utilizada, pelo seu preço e pode oferecer menor praticidade, dependendo do modelo.
Outra opção, que é uma mescla a segurança da capota de fibra e praticidade da lona marítima, é o Box de alumínio, porém o modelo também possui custo elevado.
Capota marítima de Lona ou Fibra, qual é melhor?
Depende.
A capota de lona é mais leve, prática e possui menor custo, sendo a mais utilizada no mercado em pick-ups e caminhonetes de passeio ou para trabalho na roça/terra/agro, pois não limitam a altura de transporte.
Já a capota de fibra, é mais segura, oferece melhor vedação e é pintadas na cor do veículo, são mais utilizadas em veículos de trabalho na cidade, oferecendo opções de portas e janelas, podem transformar o carro em um mini caminhão baú, furgão, ambulância ou carro funerário, por exemplo.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).