A Master alto falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Woofer Master 550 rms Evolution 12 Polegadas.
O modelo conta com valor em rms de 550 nominal e 1100 musical, estando disponível em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
O modelo já chegou a estar em linha pela Master, saindo para a chegada do famoso Master 620S 12 Polegadas, que conta com a versão de 15 polegadas também, o Master 620s 15 Polegadas.
Porém, com a grande pedida dos clientes da marca, o 550 volta a ser comercializado, trazendo melhorias e ganhando a nomenclatura Evolution.
Apesar do valor em rms parecido, o 550 Evolution, tem conjunto motor e móvel completamente diferente do 620s.
O conjunto móvel, por exemplo, possui um cone mais fundo e composição diferente, além da borda de onda tripla, que possui desenho diferente.
Com essas características chega ao mercado para disputar espaço em dos segmentos mais disputados do mercado de som automotivo, os alto falantes woofers de carcaça de chapa de 400 à 700 rms.
Esses modelos são os mais vendidos, pois oferecer ótima relação custo-benefício em uma caixa leve e prática de se utilizar.
Entre os concorrentes estão os modelos Triton TR 620, 7 driver ML 570, Eros Hammer 700 e Ultravox 700+.
Uma das vantagens do modelo da Master, é a própria localização da fabrica, que fica no Rio Grande do Sul, região onde o som automotivo pancadão é muito famoso e comercializado.
Sendo assim, a fábrica têm muitos apaixonados por som que priorizam a marca, além dela conseguir oferecer um melhor contato com o cliente nas proximidades.
O modelo é montado em uma carcaça de chapa de aço, que conta com sistema de refrigeração lateral.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose com fibras, borda de tecido impregnado, calota com o logo personalizado, guarnição em EVA e bornes de engate rápido para facilitar a instalação.
Seu conjunto magnético é bem robusto, sendo montado com ímã simples, peça polar com dois sistemas de refrigeração e pintada em preto.
Com estas características, o 550 serve perfeitamente para quem quer um sistema de som externo com ótimo custo-benefício, agregando diversas outras vantagens, como praticidade de uso, espaço ocupado no porta malas, menor peso no carro e alta eficiência sonora com graves de ataque poderosos.
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.
Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.
Como Ligar o Alto Falante?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
O Alto Falante Triton Shiver Bass é um alto falante do tipo Woofer e possui 15 polegadas.
Veja :Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som:
Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher um alto falante Woofer?
Veja se o modelo é correto para seu sistema:
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).