A Triton Alto Falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: Alto Falante Triton AK 6.0 3000 rms 18 Polegadas
O modelo conta com valor em rms nominal de 3000 watts e musical de 6000, estando disponível em versão de bobina simples 4 ohms.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
A Linha AK já conta com os modelos de Triton AK6.0 12 polegadas, e 15 polegadas, mas principalmente o modelo de 15, foi a grande surpresa no mercado.
Por isso, o modelo de 18 segue a linha de projeto utilizado no modelo de 15 polegadas, onde foi pensado para oferecer maior qualidade sonora, realçando as frequências baixas, sem perder o ataque.
O conjunto móvel em relação ao modelos de 12, tem várias alterações, como o enrolamento da bobina, que originalmente no de 12” é de CCAW, no de 15” é de cobre, mesmo material utilizado no Triton Shiver Bass e SB 1550.
O seu cone, é corrugado, invés de ser liso igual ao modelo TR4350 de 15, que além de trazer diferenças visuais, seu peso também é diferente.
Sua centragem também foi especialmente pensada para o projeto, e o resultado de todo esse conjunto é um FS de 43hz.
Voltado para os sistemas de alto desempenho que procuram graves mais encormados, proporcionando uma boa mescla de graves profundos e de ataque, com elevado valor em rms, como é utilizado o JBL tornado 5600, que é seu concorrente direto.
Veja mais algumas informações sobre o modelo.
É montado em uma carcaça de alumínio injetado com design característico da Triton, contando com pintura epoxi em preto.
A carcaça proporciona ótima rigidez estrutural e ainda conta com sistema de ventilação integrado para melhor dissipação de calor.
Seu conjunto móvel também conta com cone especial de celulose com adição de compostos, ficando extremamente leve para proporcionar mais sensibilidade, mas também bem rígido para suportar os deslocamentos.
Sua centragem foi cuidadosamente planejada para melhor desempenho nos graves e graves de ataque, feita com materiais com ótima memória física para deslocamentos, conservando os parâmetros do produto por muito mais tempo.
Possui ainda guarnição em EVA, bornes de engate rápido para facilitar a instalação e protetor com o logo personalizado.
Sua bobina é de 4 polegadas feita com forma Kapton e fio de cobre.
Seu conjunto magnético foi projetado com auxílio de software e possui sistema de refrigeração com direcionamento do fluxo de ar, que prioriza a dissipação do calor que é produzido na bobina.
É composto por ímã duplo de 220x25mm, e possui peças polares usinadas com alta precisão e banho químico preto.
Veja as especificações técnicas, onde podemos destacar a sensibilidade de 96,6 decibéis e VAS de 114l.
Diâmetro da bobina móvel: | 4″ |
Material da bobina móvel: | Cobre |
Diâmetro de corte do baffle: | 423mm |
Peso líquido: | 23,15 kg |
Peso bruto: | 24,5 kg |
Dimensões da embalagem (LxAxP): | 46x46x28 cm |
Volume ocupado pela embalagem: | 59,2 L |
Volume ocupado pelo alto falante: | – |
Informações Técnicas
Diâmetro nominal: | 18” |
Impedância nominal: | 4Ω |
Potência máxima continua: | 43Hz |
Resposta em frequência: | 40 Hz a 2 kHz |
Potência máxima contínua (RMS): | 3000W |
Potência de programa musical: | 6000W |
Sensibilidade: | 96.6 dB SPL (1w@1m) |
Parâmetros
Fs | 43,5 Hz |
Re | 3,0 Ω |
Qms | 6,69 |
Qes | 0,32 |
Qts | 0,31 |
Vas | 114,85 L |
Sd | 0,1190 m2 |
Xmax | 11,6 mm |
BL | 24,07 T/m |
Le@1kHz: | 0,84mH |
Mms: | 232,15 g |
η: | 2,76% |
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).