A Zetta Áudio apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Subwoofer V15- 1200 rms.
O modelo possui potência nominal de 1200 rms e potência musical de 2400 rms e estará disponível em modelos de bobina simples 4 ohm ou dupla 4 ohms.
É montado em uma carcaça de alumínio pintada em preto, com janelas de ventilação conferem ao alto-falante maior resistência e ótima refrigeração.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose com fibras, com a famosa calota da Zetta na parte frontal para proporcionar ótimo design ao produto.
Ainda possui borda de espuma de alta densidade, guarnição em borracha para melhor vedação alto falante-caixa, cordoalha de bitola grossa e engates rápidos para facilitar a instalação.
A bobina possui diâmetro de 3 polegadas e utiliza forma em fibra de vidro e fio de cobre com enrolamento interno e externo.
O conjunto magnético é composto por ímã duplo. Sue peça polar possui concavo para maior excursão do conjunto móvel e dois sistemas de resfriamento da bobina, com o furo central e furos periféricos.
Em suas especificações técnicas, podemos destacar o FS de 29 hertz e Qts de 0,49, veja as informações completas:
Especificações Técnicas do alto falante Zetta V-15 1200 rms
Diâmetro nominal: 15 polegadas
Potência musical: 2.400 W
Potência nominal: 1.200 W RMS
Resposta de frequência: 25 a 200 Hz
Impedância nominal: 4 ohms
Sensibilidade: 90 dB 2,83 V/m
Parâmetros Thiele/Small
Fs – 29 Hz
Qts – 0,49
Qms – 6,193
Qes – 0,538
Vas – 75 L
Sd – 804 cm²
Re – 3,8 ohms
Bl – 21,8 Tm
Le – 1,405 mH
Xmax – 15,5 mm
SPL – 90 dB @ 2,83 V/m
Os subwoofers da linha V da Zetta Áudio podem ser utilizados em sistemas de som interno e externo graças as características de sua construção, reproduzindo frequências baixas com força e definição mesmo em caixas com volume reduzido.
Por possuírem um elevado Xmax e um conjunto motor forte também podem ser utilizados em sistemas de SPL com alto desempenho.
A Zetta Áudio está localizada na região centro-oeste do Brasil, onde a marca é um sucesso de vendas, com seus alto falantes sendo utilizados nos famosos trio-goianos.
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A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.
Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
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Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).