A Stark Alto Falantes Apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Subwoofer Stark 1200 rms 12 Polegadas.
O modelo conta com valor em rms nominal de 1200w e musical de 2400wrms.
Voltado para o mercado de som automotivo trio goiano, o principal diferencial dele para os similares no mercado, é seu conjunto motor de ímã triplo.
Ele é um pouco mais “fino” que em comparação à modelos de potência similar, mas fica mais alto com o ímã triplo, elevando a capacidade de excursão e conseguindo atingir frequências subgraves mais baixas, além de prorporcionar um alto valor em rms, sendo o modelo mais forte da fabricante, que ainda conta com a versão de 10 polegadas, este, é o que tem maior valor em rms entre os modelos de 10 polegadas para os sistemas trio goianos, até agora.
A Stark aliás, conta com alguns produtos diferenciados para este público, como o médio de 6 e 6×9 polegadas de 300wrms, com bobina e plugue de fase gigantes para proporcionar o alto valor em rms, além de um médio de 8 polegadas que mescla o plugue de fase, utilizado nos trio-goianos, com a carcaça de alumínio quadrada profissional, geralmente utilizada nos médios para sistemas de som 4 vias do nordeste, o que permite melhor acoplamento ao ser utilizado em quantidade, além da maior dissipação de calor e rigidez estrutural.
A fabricante também possui outros modelos, como o subwoofer de 800wrms. Este e o modelo de 1200 concorrem principalmente contra os modelos Zetta, Tiger Audio, Powervox e Evok.
Links com dicas para instalação:
Alguns dos pontos negativos, ficam por conta da falta das especificações e a maior dificuldade de adquirir algum produto não sendo da região centro-oeste.
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Veja mais informações sobre o modelo de 1200wrms:
É montado em uma carcaça em alumínio, que possui janelas perimetrais para dissipação de calor da bobina.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose, borda de espuma de alta densidade, tampa cone em polipropleno, cordoalha de bitola grossa, bornes de engate rápido para facilitar a instalação, guarnição em borracha para melhor vedação junto à caixa acústica e centragem com área expandida feita de material especial.
Sua bobina é feito com fio de alto desempenho.
Seu conjunto motor é extremamente robusto, com triplo ímã, possui sistema de resfriamento da bobina, com o furo central para proporcionar um bom desempenho do alto falante mesmo ao ser utilizado por várias horas.
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
O Alto Falante é um alto falante subwoofer de 12 Polegadas.
Veja Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher um Subwoofer?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).