Fala Galera! Hoje vou dar algumas dicas para vocês de como escolher seu alto falante, seja ele subwoofer ou woofer.
Os modelos Woofers, reproduzem frequências mais altas, proporcionando mais ataque e eficiência em área abertas, como em uma sistema de som externo.
São facilmente identificados pela borda de tecido ondulada.
Uma característica que influencia bastante no resultado do som nesses modelos, é o seu tamanho, onde:
Alto falante Woofer
Um woofer de menor polegada, por exemplo, além de ocupar menos espaço, possui respostas mais rápidas, conseguindo trabalhar melhor em frequências mais altas.
Já woofer de maior polegada, trabalha melhor em frequências mais baixas.
Ou seja, nesse tipo de alto falante, o tamanho muda bastante o som reproduzido (faixa de trabalho).
Onde temos grandes diferenças nas aplicações, onde os modelos de 8 e 10 ,geralmente são aplicados como alto falantes de médios-altos para reproduzir a região da voz e grandes parte dos instrumentos musicais, em sistemas que são utilizados juntamente com alto falantes de grave.
Os de 12, trabalham melhor na região dos médios-graves, snedo muito utilzado nos sistemas pancadão.
Alto Falante Subwoofer
Os subwoofers, reproduzem frequências mais baixas que os woofers.
Esta característica, faz com eles casem muito bem com a frequência de ressonância dos carros, proporcionando um ganho de intensidade em um sistema de som automotivo interno.
Eles são facilmente identificados, pela borda de espuma ou borracha.
Nestes modelos, o tamanho também influencia, porém, possuem uma faixa de trabalho bem mais limitada, reproduzindo somente as frequências mais baixas, e o seu som não muda tanto quanto em relação aos modelos woofers.
Desde um modelo de 8 até um modelo de 18, vão reproduzir somente subgraves; mas claro, os de maior tamanho, vão ter maior facilidade na reprodução de subgraves ainda mais profundos.
Outra característica dos subwoofers com relação ao seu tamanho que pode levar em consideração, é a eficiência.
Onde os modelos com menor área de cone, vão proporcionar menor eficiência.
Como curiosidade, podemos até comparar as áreas para perceber que a diferença pode ser grande, como, por exemplo:
Dois subs de 8 polegadas, possuem a mesma área de cone que um único de 12 polegadas.
Dois de 10 polegadas, mesma área que um de 15.
Dois de 12, um de 18.
Ou seja, isso quer dizer que vai precisar de menos potência em um alto falante maior, para conseguir o mesmo volume de um menor.
Para ficar mais fácil de escolher seu modelo de alto falante, vamos dar exemplos dos modelos mais utilizados no mercado brasileiro.
Começando pelo woofers.
Como escolher um alto falante de médio?
Woofer de 8 polegadas
O médio de 8 polegadas, pelo seu tamanho,geralmente é aplicado como alto falante de médios em um sistema externo juntamente com alto falantes de grave.
Proporcionam vozes encorpadas e casam muito bem com caixas cornetadas, muito utilizadas no nordeste, sendo uma ótima opção para quem procura médios definidos com elevado ataque, mas quer uma caixa pequena.
No mercado irá encontrar modelos voltados para linha de alto desempenho e outros voltados para menor custo.
Médio profissional 8 Polegadas
Nos modelos profissionais, temos excelente fidelidade sonora.
São montados com tecnologia e materiais de alta qualidade. Podendo ser mondados com carcaças quadradas, que melhoram o acoplamento das frequências ao serem instalados próximos.
Podem ser aplicados em sistemas compactos, line-arrays, caixas cornetadas…
- Como exemplo de alto falante temos o 8XRL600 triton.
Médio custo-benefício 8 Polegadas
Nos modelos de menor custo, não temos tanta fidelidade sonora e geralmente um QTS mais alto.
Porém, isso também faz com que tenham ganhos nos médios graves e sejam aplicados em sistemas com menor quantidade de vias. Excelente opção para projetos de menor porte.
- Como exemplo de alto falante, temos o TR450 triton.
Médio Plugue de fase 8 Polegadas
Temos também um modelo que possui custo menor e tem boa fidelidade sonora, é o com plugue de fase. Com essa modificação proporciona vantagens como maior eficiência na dissipação de calor, conseguindo manter um bom desempenho durante a sua utilização por várias horas.
Outro fator do uso do componente, é que ele aumenta o range de médio-altos, mas tem perda de desempenho nos médio-graves.
São muito utilizados nos trios goianos, mas podem ser aplicados em diversos sistemas, assim como nas portas no local do alto falante original juntamente com o uso de um tweeter, pois estes possuem modelos com impedância de 4 ohms.
- Como exemplo temos os modelos Zetta, Snake…
Woofer de 10 polegadas
Vamos ver então o modelo de 10.
Ele é o médio mais utilizado nos paredões de som automotivo 4 vias.
Em comparação com os de 8, apresentam mais eficiência em frequências um pouco mais baixas, possuem modelos com maiores valores em rms, porém ocupam mais espaço.
Umas das principais vantagens é sua sonoridade também, pois casa muito bem com o gosto musical brasileiro, principalmente no nordeste que se ouve muito forró.
Onde, além de médios definidos, consegue um batuque com elevado ataque, que faz a paixão de muitos ouvintes de som automotivo.
Médio Profissional 10 Polegadas
Nos modelos Profissionais, casam muito bem com graves de 18 e 15 polegadas, assim como sistemas de line-arrays.
Temos como exemplo o 10XRL800 triton.
Médio Custo-benefício 10 Polegadas
Nos modelos de melhor custo-benefício, conseguem descer um pouco mais a frequência reproduzindo bem a região dos médio-graves, podendo ser utilizados em até projetos de somente 2 vias, oferecendo menor custo e maior praticidade em sistemas de menor porte ou como full range.
Neste, temos como exemplo o SLX600 triton.
Como escolher um woofer para grave?
Alto Falante Woofer de 12 Polegadas
Os modelos de 12 polegadas, por terem um cone de menor tamanho, além de proporcionarem uma caixa de som mais compacta, vão atuar melhor na região dos médios-graves.
O resultado no som, é que terá pancadas mais secas e graves menos profundos.
Uma das vantagens, é que as essas frequências por serem mais altas, proporcionam mais ataque e perceberá maior intensidade sonora à longa distância em áreas abertas.
Uma das desvantagens, é que dependendo do modelo, terá uma resposta mais limitada nos graves, gerando a impressão em alguns estilos musicais, de menor qualidade sonora.
São muito utilizados nas regiões sudeste e sul do Brasil, nos famosos sistemas pancadão.
Para ficar mais fácil de entender, podemos separar os modelos de 12 polegadas em linhas, de acordo com o valor em rms e seus modelos mais comuns.
Alto Falante Woofer 12 Básico
Os modelos de menor valor em rms, de 150 à 350 rms, geralmente são voltados para quem procura uma boa qualidade musical, agregando praticidade com sua caixa pequena e uma resposta mais ampla nas altas, diminuindo a necessidade da utilização de muitos alto falantes para completar as vias, barateando o projeto.
Geralmente aplicados em sistemas 2 vias ou 3 vias, propaganda volante, trios automotivos etc.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas ótimo custo-benefício
Os modelos de 400 à 650 rms são os mais vendidos no mercado.
Isso acontece pela combinação da carcaça de chapa e bobina de 3 polegadas, oferecendo desempenho respeitável em comparação à modelos de maior valor em rms, porém com metade do custo.
Sua resposta permite a utilização em sistemas com menos vias.
Nos modelos profissionais, são muito utilizados como full-range em caixas de 2 vias.
Nos automotivos, muito utilizados em sistemas trio e em pares, sua caixa pequena e leve, cabe muito bem em qualquer porta-malas e é de fácil remoção.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Médio Grave
Nos modelos de 700 à 1200 rms temos diversos modelos, geralmente já são montados com carcaça de alumínio e bobinas de 4 polegadas, proporcionando um custo maior, porém um conjunto mecânico leve, geralmente se destacam por reproduzir frequências mais altas com maior qualidade, onde podemos destacar:
- os modelos profissionais com ampla resposta e alta sensibilidade, muito utilizados em LINE ARRAYs ou caixas de 2 vias ;
- os modelos para médio-altos (voltados para caixa corneta);
- os modelos MG para pancadas secas.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Pancadão
Os modelos com em torno de 1500 rms, são os mais vendidos na linha de carcaça de alumínio e são excelentes para o pancadão automotivo, pois, proporcionam elevado ataque.
Geralmente atendem pessoas que querem elevado desempenho e não precisam de tanta praticidade no sistema (pois seu conjunto de caixa acaba ficando mais pesado), mas não abre mão da ótima relação custo-benefício do projeto.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Competição Potente
Os modelos com maior valor em rms, podem chegar até 4500 watts em programa de competição, são voltados para quer o maior desempenho possível nos rachas.
Para se conseguir elevados números em rms, seu conjunto mecânico fica mais pesado, conseguindo reproduzir mais graves e proporcionando um pouco mais de qualidade nesta região.
Suas desvantagens, ficam por conta do seu peso e elevado custo do projeto.
Alto Falante Woofer 15 Polegadas
Os modelos de 15 polegadas são famosos por proporcionar um som misto.
Em comparação aos outros tamanhos, podemos falar que eles têm um bom ataque, bom desempenho nos médio-graves e bom desempenho nos graves.
Seu ponto negativo, é seu o tamanho de caixa, que muitas vezes pode ficar quase do dobro do tamanho do modelo de 12 polegadas.
Além disso, não sobem muito a sua resposta, tendo maior necessidade de casamento com um sistema de mais vias para quem procura qualidade sonora.
Alto Falante Woofer 15 Polegadas Som Trio
Geralmente já começam com valores em rms em torno de 500 watts, montado com carcaça de chapa e bobina de 3 polegadas, oferecendo baixo custo do projeto.
Os modelos profissionais, possuem uma resposta mais ampla, e podem ser aplicados em caixas duas vias para sonorização de ambientes de pequeno porte.
Os modelos automotivos, proporcionam mais graves e são recomendados para quem procura mais qualidade em sistemas trio.
Alto Falante Woofer 15 Polegadas Profissional
Os modelos com carcaça de alumínio, começam com valores de 800 rms e têm um custo mais elevado.
Porém, seu conjunto mecânico leve, proporciona elevada eficiência,
Muito utilizado em sistemas profissionais como: Cinemas, PA, Line Array, igrejas.
Alto Falante Woofer 15 Polegadas Automotivo
Os modelos de 1500 à 1900 rms, são os mais vendidos de 15 polegadas.
Eles atendem as pessoas que procuram elevado desempenho com ótima relação custo-benefício.
Uma vantagem no mercado brasileiro, é que temos demandas diferentes de acordo com a região, logo, temos disponíveis modelos que atendem muito bem a qualidade, porém com um tempero diferente no grave para cada gosto.
Onde temos os modelos como o Tornado, SDS, SB, que proporcionam graves com elevado ataque, muito utilizados na região de minas gerais, onde são famosas as músicas de racha.
Temos também os modelos como Vulcano, Target, Shiver, que são voltados para graves um pouco mais profundos e são muito utilizados nos sistemas 4 vias no nordeste, com ótima qualidade musical.
Alto Falante Woofer 15 Polegadas Competição
Os modelos com maior valor em rms, podem chegar até 4500 watts em programa de competição, são voltados para quer busca alto desempenho em competições.
Sua desvantagem fica por conta do elevado custo do projeto.
Alto Falante Woofer 18 Polegadas
Vamos agora para os modelos de 18 polegadas.
São os modelos que conseguem reproduzir com maior facilidade os graves profundos.
Possui resposta mais limitada nos médios, sendo uma ótima escolha ao ser utilizado em sistemas de 3 ou 4 vias, proporcionando um range excelente e ótima qualidade musical, sendo muito utilizado em sistemas profissionais de alto desempenho e fidelidade.
Nos sistemas automotivos, apesar de suas qualidades, é menos utilizado, pois:
- Sua caixa é bem grande, mais pesada e pouco prática de se retirar.
- Tem menos ataque que nos modelos de 15 e 12 polegadas, sendo pouco recomendado para rachas de som;
- Quem gosta de bastante grave, pode optar na utilização de subwoofers emborrachados em um sistema interno.
As linhas de alto falantes de 18 mais comuns, são:
Alto Falante Woofer 18 Polegadas Profissional
Dos modelos profissionais, que geralmente ficam na faixa de 800 watts rms, com alta sensibilidade e definição. Muito utilizados em: Cinemas, PA, Line Array, igrejas etc.
Alto Falante Woofer 18 Polegadas Automotivo
Dos modelos automotivos, geralmente entre 1000 à 2000 rms, também tem a atenção das fabricantes em proporcionar os “temperos” diferentes neste tamanho, uns que possuem um toque de mais ataque e outros para quem busca ainda mais subgraves.
Geralmente os modelos deste tamanho, acabam atendendo pessoas que: além de ter mais espaço disponível em seu carro, priorizam maior qualidade sonora ou tem preferencia por estilos musicais com muito grave, como HIP-HOP, RAP e eletro.
Vamos agora, para os modelos subwoofers.
Como escolher um subwoofer?
Alto Falante Subwoofer 8 Polegadas
O subwoofer de 8 possui a grande vantagem de ser bem pequeno com sua caixa, sendo muito utilizado por pessoas que querer disponibilizar o mínimo de espaço possível para o sistema de som interno.
As desvantagens, ficam por conta de sua estrutura pequena, que faz com que seu conjunto mecânico seja bastante exigido para a reprodução dos graves com boa intensidade, sendo assim, aumentam as chances de danos provocados por erros no projeto ou utilização.
Um exemplo, é o barulho da bobina batendo no fundo do GAP nos graves, que diminui sua vida útil.
Subwoofers de 8 Polegadas para Som Automotivo Básico
Onde temos alguns modelos como:
- Os com Cones de plástico, que proporcionam menor custo e grave com um pouco menos de qualidade;
- Os modelos SLIM, que possuem profundidade reduzida para facilitar a instalação em caixas compactas, mas consequentemente possuem mais limitações na reprodução das frequências mais baixas;
- Os modelos “comuns”, são menos limitados e geralmente possuem maior valor em rms.
Todos citados, são uma ótima opção para quem quer um upgrade leve em seu som. Para quem quer pouca dor de cabeça, há ainda os que acompanham a caixa acústica.
Alto Falante Subwoofers de 8 Polegadas Fortes
Temos ainda os modelos de 400 à 800 rms, onde já temos modelos com ímã duplo. Eles são mais caros, mas proporcionam maior desempenho.
Uma vantagem desses modelos é que pelo seu conjunto magnético mais poderoso, conseguem subgraves mais profundos, se aproximando bastante do desempenho de alto falantes maiores, mas com uma caixa menor.
A desvantagem fica pelo custo mais elevado do projeto.
Estes modelos geralmente são utilizados para ótimo aproveitamento de espaço e desempenho.
Alto Falante Subwoofer 10 Polegadas
O modelo de 10 polegadas desce um pouco mais a frequência que o modelo de 8 polegadas, e é também muito utilizado para quem quer otimizar o espaço no carro em um sistema interno.
Uma das vantagens é que sua estrutura não é tão pequena diminuindo um pouco as chances de danos com a utilização errada.
Por isso, algumas marcas optam por trabalhar inicialmente com este tamanho em suas linhas, proporcionando maior disponibilidade de modelos em versões de menor valor em rms, possibilitando o cliente escolher por melhor design, marca de preferência, etc.
Alto Falante Subwoofer 10 Polegadas para som Básico
Nos de 200 à 400 watts, também temos os modelos voltados para o menor custo, os SLIM, os de maior desempenho e os que acompanham caixa acústica, como os de 8.
Alto Falante Subwoofer 10 Polegadas Forte/Potente
Sua maior cesta, possibilita montagem com conjuntos magnéticos mais poderosos, podendo chegar até 1000wrms.
Os mais vendidos dessa linha ficam em torno de 600 à 800w rms e assim como os de 8, são para quem quer aliar ótimo desempenho com pouco espaço ocupado.
Alto Falante Subwoofer 12 Polegadas
Os modelos de 12 Polegadas são os mais utilizados no mercado, pois é um tamanho muito versátil.
Sua área de cone permite ser utilizado em caixas seladas ou dutadas, ambas com bom tamanho.
Tem a possibilidade de valores em rms elevados.
Pela sua sonoridade e eficiência consegue ser aplicado muito bem nos sistemas internos e até em sistemas externos.
Alto Falante Subwoofer 12 Som Básico
Nos modelos de menos valor em rms, de 150 à 300 rms temos uma grande variedade no mercado assim como os modelos de 8 e 10, onde temos os modelos de menor custo, os slim e os comuns.
Alto Falante Subwoofer 12 ótimo custo-benefício
Os modelos de 400 à 800 rms, são os mais vendidos de todos.
Eles proporcionam um desempenho respeitável em relação à modelos de maior valor em rms e uma melhor relação custo-benefício.
Além disso, seu conjunto de caixa apesar fica leve e relativamente pequena, podendo ser retirada com facilidade dos veículos.
Para quem quer gastar menos, há modelos com ímãs simples e carcaça de chapa, muito utilizados em caixas trio tocando bem no som interno e externo, com drivers e tweeters
Para quem procura maior desempenho, há modelos com ímãs duplos que proporcionam graves mais profundos; e os ainda têm carcaça de alumínio, agregando maior firmeza na estrutura e timbre mais definido.
Ambas opções aumentam o desempenho e custo do projeto.
Esses modelos também são muito aplicados caixas trio, assim como nos famosos trio-goianos em sistemas de som externo com alto falantes de médios e super tweeters, utilizados na região centro-oeste do brasil.
Alto Falantes Subwoofers 12 Polegadas Potente
Os modelos na faixa dos 1500w rms, são muito utilizados para quem procura alto desempenho.
Onde podemos separar em dois tipos de subwoofers, os modelos com maior área de cone e os com maior borda.
Os modelos com maior área de cone, oferecem maior eficiência e geralmente atendem quem quer um sistema interno com graves fortes.
Os com maior borda, é uma consequência da construção para finalidade do sub. Ela visa maior excursão do cone, conseguindo trabalhar com frequências ainda mais baixas, excelente para quem gosta de Hair-trick.
Este tipo de sistema é muito comum na região da capital de São Paulo.
Alto Falantes Subwoofers 12 Polegadas de Competição
Os modelos de maior valor em rms, podem chegar até 5000 watts com a utilização de matérias primas impressionantes, como os modelos de neodímio com cone de kevlar ou fibra de carbono, e geralmente são para o público que gosta de competições SPL, também existindo modelos com maior borda ou maior área de cone.
Alto Falante Subwoofer de 15 Polegadas
Os modelos de 15 Polegadas oferecem ainda mais eficiência e subgraves mais profundos.
Algumas das vantagens ficam pela sua estrutura e grande movimentação de ar dentro da caixa, consegue-se uma diminuição de problemas relacionados ao excesso de potência e caixa errada nesses tipos de alto falantes.
Alguns outros fatores que são relacionados à sua estrutura e aplicação, temos algumas características no mercado, que são:
- não oferecem modelos slim;
- os modelos já começam na faixa dos 400 watts rms;
- é pouco utilizado em caixas seladas e as dutadas ficam bem maiores que as de 12, pouco prática de se retirar do carro.
- pela sua atuação em frequências mais baixas, são menos aplicados em sistemas externos, como em caixas trio e nos trios goianos.
Alto Falante Subwoofer 15 Polegadas Som Básico
Nos modelos de 400 à 800, possuem os modelos de carcaça de chapa e ímã simples, que possuem menor valor em rms, os com carcaça de chapa e e ímã duplo que proporcionam graves poderosos e os modelos voltados para alto desempenho, que além do ímã duplo, é montado com carcaça de alumínio.
Alto Falante Subwoofer 15 Polegadas Forte
Os modelos acima dos 1500watts são para quem procura mais desempenho e tem bastante espaço disponível para o sistema.
E assim como os de 12, há também os modelos com maior área de cone ou maior borda.
Os modelos com maior borda, proporcionam uma grande vantagem em relação aos de 12, que é a possibilidade de ter modelos com ainda mais excursão de cone e descendo ainda mais a frequência, proporcionando sistemas hair-trick de impressionantes.
Os modelos de maior área de cone, são os recomendados para se utilizar em campeonatos, pois, apesar de na teoria terem menos sensibilidade que os de 18, proporcionam ótimo casamento da frequência de ressonância dos veículos, somando mais decibéis no resultado final.
Alto Falante Subwoofer 18 Polegadas
Os subwoofers de 18, são os menos utilizados no mercado brasileiro, por causa do maior custo e grande espaço ocupado, por isso, há pouquíssimos modelos de 18 nacionais (existiram alguns modelos de 19 polegadas em competições).
São os que apresentam maior sensibilidade e conseguem atingir com maior facilidade as frequências baixas, geralmente com modelos montados em carcaça de alumínio.
Ótimos para serem utilizados em carros hair-trick, para quem gosta de subgraves extremamente profundos e tem grande espaço disponível para a caixa.
Para quem deseja mais opções no mercado e não tem limitações no custo do projeto, pode optar pelos modelos americanos, país onde é mais utilizado por causa da paixão pelos subgraves e também pela melhor aplicação nos carros de maior porte como os SUVS, que são mais comuns por lá, existindo até modelos de maiores polegadas.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).