A Magnum alto falantes apresentou mais duas novidades para o mercado de som automotivo: os Alto Falantes Magnum REX RP 750 de 12 e 15 polegadas.
Os modelos contam com valor em rms de 750 nominais e 1500 musicais, estando disponíveis em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms.
Os modelos são montados em carcaça em alumínio, e utilizando uma bobina maior, modelo 77, que os tornam uma linha superior aos modelos de carcaça de chapa como o próprio RP550 da Magnum.
Porém, pelo posicionamento da fabricante no mercado, os modelos ainda conseguem proporcionar ótima relação custo benefício ao projeto, seja automotivo ou profissional.
O modelo de 12 polegadas, por exemplo, serve perfeitamente para quem deseja um som com presença forte nos graves de ataque, e chega para disputar espaço com os modelos TR 850 Triton e MB 620 7 Driver, por exemplo.
Já o modelo de 15, vai proporcionar graves mais cheios, tocando com boa qualidade vários estilos musicais, o famoso grave misto.
Como dito, são montados em uma carcaça de alumínio, o que proporciona ótima rigidez estrutural aos produtos e ainda possuem saídas perimetrais de ar para melhor dissipação de calor da bobina.
O modelo de 12 ainda conta com design personalizado da fabricante com o próprio logo.
Os conjuntos mecânicos são compostos por cone de celulose com resina, borda de onda tripla, centragem feita de material especial, guarnição em EVA, calota com o logo personalizado e bornes de engate rápido para facilitar a instalação.
Seu conjunto magnético é composto por ímã simples de 200x24mm, e possui peça polar com sistema de resfriamento a partir do furo central, e com rebaixo, aumentando seu x-lim e evitando que a bobina bata no fundo do gap nas altas excursões.
Veja as especificações técnicas de cada: onde podemos destacar a resposta de frequência e sensibilidade.
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.
Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
Veja: Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher o alto falante de médio?
Como escolher o alto falante de grave?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).