A Magnum alto falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Magnum REX Pro 2000 rms 15 Polegadas.
O modelo conta com valor em rms de 2000 nominal e 4000 musicais, estando disponível em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms, também disponível na versão de 18 polegadas.
Com esse valor em rms, se torna o mais potente da linha PRO e dos modelos woofers da fabricante.
Oferecendo ótima relação custo benefício, segue a tendência de mudanças do mercado, com a carcaça com a nova pintura em cor branca e também no próprio adesivo do conjunto motor, agora em vermelho refletivo, para melhor beleza ao ser utilizado invertido e com iluminação em leds.
Com os modelos Pro 2000, a Magnum também aposta em uma construção diferente dos similares no mercado nessa faixa de potência, como a borda de onda dupla e costurada, material do cone e a própria construção do motor, que possui uma grande abertura traseira para dissipação de calor.
Com essas características pode ser utilizado em diversos projetos, seja os automotivos como os sistemas 4 vias, até os profissionais e residenciais.
Veja mais informações sobre o modelo:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Montado em uma carcaça de alumínio característica da Magnum, conta com janelas perimetrais que facilitam a dissipação de calor da bobina e pintura em branco.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose corrugado, borda de tecido de onda dupla, costura dupla ao cone, guarnição em EVA e engates rápidos para facilitar a instalação.
Sua bobina é de 102×60 polegadas, e possui enrolamento com fio redondo de alto desempenho CCAW
O conjunto magnético da Magnum com sistema total-air, não foi utilizado, que apesar de ser uma solução interessante para melhor dissipação de calor, alguns clientes não gostam em relação ao design.
É montado com um único ímã de ferrite de forma tradicional, e conta com um furo de ventilação do Gap, facilitando a troca de calor com o ambiente, além do rebaixo, que aumenta o x-lim e evita com que a bobina bata no fundo do gap nos grandes deslocamentos.
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.
Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
Veja: Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher o alto falante de médio?
Como escolher o alto falante de grave?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).