A Eros Alto Falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Eros E-550 Trio 550 rms 10 Polegadas Médio
Tem valor em rms nominal de 550wrms e 1100wrms musical, estando disponível inicialmente em versão de bobina simples de 6 ou 8 ohms.
O lançamento chega para mudar o conceito de médios de alto desempenho no mercado, trazendo principalmente duas grandes novidades, o conjunto magnético e a carcaça.
É o primeiro alto falante de médio a contar com um conjunto motor de ímã duplo, com um ímã “externo” colado na parte traseira da peça t-yoke, assim como no modelo Eros Target 4k.
Sua carcaça totalmente nova e exclusiva, traz as vantagens das duas carcaças mais utilizadas no mercado:
- Seu formato frontal quadrado igual ao modelo 520HQ, permitindo maior aproximação dos centros dos alto falantes de médio ao serem instalados em maior quantidade, melhorando o acoplamentos das frequências mais altas e gerando maior SPL.
- Sua profundidade é maior, possibilitando a utilização de um cone mais fundo e com maior área, igual ao modelo 510h Special, para atingir as vozes de maneira mais encorpada, conseguindo iniciar a resposta em incríveis 70hz.
Essas características combinadas com algumas tecnologias mais conhecidas no mercado, como refrigeração, reforços estruturais e a utilização de materiais de qualidade, torna o 550 trio uma excelente opção como médio de Alto rendimento e resposta estendida.
Sendo assim, a Eros oferece uma ampla gama de médios no mercado de alto desempenho, seja com cone raso ou fundo, carcaça redonda ou quadrada e nas opções de bobinas em 6 ou 8 ohms.
Sua aplicação pode ser feita em sistemas automotivos, profissionais e residenciais, mas deve ter o foco principalmente nos sistemas 4 vias do nordeste, ótimo para ser utilizado nas caixas de médio cornetadas nos rachas de som.
Chega ao mercado para disputar espaço principalmente entre os modelos da Triton, Taramps, Snake e Hard Power.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Veja informações da fábrica:
O novo médio desenvolvido com ainda mais PRESSÃO, o torna perfeito para o racha.
A nova carcaça, quadrada e profunda, permite utilizarmos um cone fundo aumentando consideravelmente sua área, trazendo benefício de termos a região das frequências voz ainda mais encorpadas, com ganhos expressivos e por sua geometria melhorando o centro acústico, tornando as frequências altas mais presentes.
É montado em uma carcaça de alumínio exclusiva que proporciona melhor resistência mecânica e menos vibrações, contando com pintura epoxi em amarelo metalizado.
Possui sistema de ventilação perimetral, para possibilitar uma melhor troca de calor com ambiente e melhor desempenho do alto falante ao ser utilizado por várias horas.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose com pigmentação na cor preta, com baixa gramatura, calota com cola externa, borda de onda dupla, guarnição em EVA para melhor vedação com caixas cornetadas e engates rápidos para facilitar a instalação.
Sua bobina de 3 polegadas é de Kapton Black com enrolamento com fio redondo de alto desempenho de alumínio com revestimento de cobre, o CCAW
Seu conjunto magnético conta com um ímã de 200x24mm e um externo de 169×20, projetado a partir de sistema FEEM.
Ainda possui duplo sistema de refrigeração da bobina, com os furos central e periférico.
Veja as especificações técnicas, onde podemos destacar, a sensibilidade de 96,55dB e QTS de 0,33
A Eros também informa as dimensões do produto e sugestão de caixa.
Especificações Técnicas
DIÂMETRO NOMINAL 10 Polegadas
DIÂMETRO FERRITE 200 X24 mm (169X 20 mm)
MATERIAL DO FERRITE BÁRIO
DIÂMETRO DA BOBINA 3 polegadas
FORMA DA BOBINA Kapton Black &
ALTURA DA BOBINA 14 mm
ALTURA DO GAP 8mm
MATERIAL DO FIO DA BOBINA CCAW
SECÇÃO DO FIO DA BOBINA Redonda
MATERIAL DA CARCAÇA Alumínio
RESPOSTA DE FREQUÊNCIA 70 — 4.800 Hz
SENSIBILIDADE ((D 1 W, 1 m)-FREE-AIR 96,555 dB
POTÊNCIA MÁXIMA (RMS) 550 W
POTÊNCIA MUSICAL 1.100 W
IMPEDÂNCIA NOMINAL 6 ou 8 Ohms
RESISTÊNCIA, RE 4,2/5,1 Ohms/Vec
Le 1 Khz 0.659 Ohms
ÁREA DO CONE 0,38 Sq.m
FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA 77,27 Hz
VOLUME EQUIVALENTE 22,386L
Q MECÂNICO 8,544 (Qms)
Q ELÉTRICO 0,352 (Qes)
Q TOTAL 0,338 (Qts)
PRODUTO BL 15,186 TM
NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA) 2,840 %
COMPLIÂNCIA (CMS) 109,173 uM/N
MASSA TOTAL (MMS) 38,8559
MASSA DIAFRAGMA (MMD) 34,595 9
EXCURSÃO DO CONE SEM DISTORÇÃO (X MAX) + 5mm
DENSIDADE DO FLUXO NO GAP 15.220 Gauss
Como escolher alto falante de médio?
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
Veja:Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher o alto falante de grave?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).